Diário da Manhã

quarta, 24 de abril de 2024

Notícias

Palestra difunde importância do aleitamento materno

Palestra difunde importância do aleitamento materno
27 agosto
10:00 2015

Médico César Victora falou em evento alusivo à Semana Mundial da Amamentação promovido pela Unimed Pelotas

Renomado pesquisador, o Dr. César G. Victora proferiu a palestra “De Pelotas para o mundo: pesquisas sobre aleitamento materno” para um público formado por médicos cooperados, profissionais e acadêmicos de diversas áreas da saúde na noite de 19 de agosto.

CÉSAR Victora falou sobre início dos estudos sobre o aleitamento materno e a repercussão deles no mundo Crédito: Angélica Rossi

CÉSAR Victora falou sobre início dos estudos sobre o aleitamento materno e a repercussão deles no mundo
Crédito: Angélica Rossi

O evento, realizado no Auditório Dom Antônio Zattera da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), com entrada franca, marcou a passagem da Semana Mundial da Amamentação, de 01º a 07 de agosto.

César Victora falou do trabalho que tem desenvolvido e apresentou resultados das pesquisas que influenciaram novas abordagens em relação à importância do aleitamento materno exclusivo. O palestrante relembrou estudo que realizou, em 1987, ao lado de outros pesquisadores, que indicava que crianças que recebiam o leite materno tinham menos chance de óbito, principalmente em virtude de doenças como diarreia e gastroenterite. Paralelamente, outros estudos realizados no período apontaram para o mesmo caminho. Victora destacou que, a partir dessas descobertas, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) passou a recomendar o aleitamento exclusivo até os seis meses.

Médicas receberam o troféu de Pediatra Destaque

Médicas receberam o troféu de Pediatra Destaque

O trabalho de Victora serviu de base para a construção das curvas de crescimento, usadas para avaliar o desenvolvimento de crianças em mais de 150 países, padrão recomendado pela Organização Mundial de Saúde. O efeito do leite materno sobre as crianças se reflete até na vida adulta, contribuindo para o desenvolvimento físico e intelectual. Conforme o palestrante, o período da gestação e os dois primeiros anos de vida são momentos críticos que irão influenciar definitivamente o indivíduo. As mães que amamentam também obtém benefícios, como a redução da probabilidade de desenvolver câncer de mama e de ovário.

O pesquisador frisou também os aspectos emocionais que a amamentação influencia, como a relação mãe e filho e as características do leite materno que o tornam um alimento único e precioso para as crianças, como os anticorpos, ácidos graxos e células tronco, entre outras.

O palestrante comemorou o fato de as pesquisas estarem influenciando a criação de políticas públicas. Victora ainda enalteceu o atual estágio em que se encontra a difusão do aleitamento materno no Brasil. “A maioria das mães brasileiras alimenta mais que um ano.  Não conheço país que esteja obtendo resultados como os nossos”, afirmou. Ao final de sua exposição, Victora respondeu a perguntas da plateia.

DR. MICHEL El Halal recebeu o troféu Pediatra Amigo do Proama

DR. MICHEL El Halal recebeu o troféu Pediatra Amigo do Proama

Homenagens – Após a palestra, o Núcleo de Desenvolvimento Humano da Unimed Pelotas homenageou pediatras que destacaram-se no apoio ao Proama (Programa de incentivo ao aleitamento materno exclusivo até o sexto mês de vida do bebê) durante o ano de 2014. As médicas Sílvia Stringari da Fonseca, Renata Jaccottet Freitas e Andrea de Quadros Bertoni receberam o prêmio de Pediatra destaque em Aleitamento Materno Exclusivo até o sexto mês de vida do bebê. O médico Michel Georges dos Santos El Halal recebeu o troféu Pediatra Amigo do PROAMA 2014.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções