Diário da Manhã

quinta, 18 de abril de 2024

Notícias

PALESTRA : Projeto “Drogas: Caminho para o Abismo” chega em mais uma escola

23 junho
08:39 2017

A Escola Municipal Dom Francisco Barreto recebeu segunda-feira o projeto “Drogas: Caminho para o abismo”, em uma parceria do Foro da Comarca de Pelotas com os grupos Rotary Club Pelotas Oeste e Amor Exigente Fênix, com o objetivo de alertar crianças e jovens para o perigo do envolvimento com drogas lícitas e ilícitas.

A Campanha, que já atingiu mais de 1700 jovens, é composta por folders, banners, vídeos, palestras e oficinas que visam esclarecer a comunidade sobre os malefícios causados pelas drogas e orientar sobre condutas de prevenção e de tratamento ao uso de drogas, circulando por todas as Escolas e grupos sociais da Comarca de Pelotas que manifestarem interesse. No primeiro encontro do ano de 2017, a conversa contou com a presença do Juiz de Direito e Diretor do Foro de Pelotas, Dr. Marcelo Malizia Cabral, e da Gestora do CEJUSC, Marília Gonçalves, assim como os representantes do Rotary Club Pelotas Oeste, Jorge Cardoso, João Paulo Garcia, Renato Oliveira e Jorge Almeida, além do grupo Amor Exigente Fênix, com a presença de Vera Regina e Maria Heloisa.

CAMPANHA já alcançou mais de 1700 jovens

CAMPANHA já alcançou mais de 1700 jovens

O Magistrado fez a abertura do encontro, falando sobre os diversos casos que chegam diariamente ao Poder Judiciário em virtude do envolvimento das pessoas com as drogas. Comentou ainda das situações provocadas por esse problema, que fazem com que as famílias, muitas vezes, necessitem solicitar a interdição desses indivíduos, para que recebam o tratamento adequado e assim se livrem do vício.

O Presidente do Rotary Club Pelotas Oeste, Jorge Cardoso, também falou sobre os problemas causados por pessoas que se envolvem com as drogas. Disse “as drogas são uma armadilha, um caminho às vezes sem volta”, e complementou dizendo que “o ideal, a solução para a sociedade e os crimes, seria que cada vez menos pessoas usassem drogas”. Para incentivar as crianças e jovens presentes, contou sua história profissional e, questionou sobre qual profissão eles gostariam de seguir, recebendo respostas como “médica”, “policial” e outras, o que o fez prosseguir com uma história popular, onde um homem pega um pássaro nas mãos e o esconde atrás de seu corpo, e perguntando a um velho sábio se o animal estaria vivo ou morto, obtém por resposta o seguinte “a vida do pássaro está em suas mãos”. Essa história serviu para que o público percebesse que o seu futuro dependeria das escolhas que fizessem, assim como se envolver com coisas ilegais e, podendo vir a ser julgado por isso.

A representante do grupo Amor Exigente Fênix, Vera Regina, complementou o assunto já comentado pelo Presidente do Rotary Club Pelotas Oeste, Jorge Cardoso, e finalizou a conversa acrescentando com sugestões para o melhor convívio em sociedade, com melhores maneiras para agir nos relacionamentos pessoais e manter a empatia.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções