Diário da Manhã

quinta, 25 de abril de 2024

Notícias

Palmilhas posturais são alternativa para tratamentos de fisioterapia

Palmilhas posturais são alternativa para tratamentos de fisioterapia
20 março
14:49 2018

Indicadas para correção da postura e tratamento de dores crônicas, as palmilhas posturais já substituem as antigas botas ortopédicas nos tratamentos fisioterápicos

A fisioterapeuta Patrícia Prieto, do Espaço Pathricia Prieto (espacopathriciaprieto.com.br), em São Paulo, explica como essas palmilhas corrigem as assimetrias do corpo e restauram as funções dos pés. Além disso, as palmilhas também são úteis para tratamentos de hérnias de disco, lombalgias e escolioses.

“Após uma avaliação do sistema postural, a palmilha entra em cena para corrigir desequilíbrios do corpo e pisada incorreta, além de prevenir doenças crônicas e ajustar o alinhamento da postura”, explica. Esses problemas de desequilíbrio postural podem ser identificados já na infância e são mais fáceis de corrigir durante os estágios iniciais da vida.

A profissional afirma também que, quando utilizadas corretamente, essas palmilhas agem de imediato na melhora da estabilidade e alinhamento do corpo. “Elas normalizam a cadeia muscular, afetando vários níveis de inclinação e rotação, como a pelve e os ombros”, esclarece.

Ainda que funcione como tratamento único, Patrícia explica que os resultados aparecem mais rápido se a palmilha for utilizada junto a outras terapias, como a Reeducação Postural Global (RPG). Dentre as patologias que podem ser tratadas com a palmilha estão: artroses, entorses, dores nos joelhos e pés e lesões de atletas.

As palmilhas podem ser indicadas para uso por até um ano e meio dependendo de cada paciente. Já em casos de pernas curtas, o uso do acessório pode ser necessário por toda a vida para promover a correção das assimetrias do corpo, evitando uma escoliose e outros problemas de coluna.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções