Diário da Manhã

sexta, 26 de abril de 2024

Notícias

PANDEMIA : Governador responde ao Diário da Manhã

15 abril
09:04 2020

Em sua transmissão diária pelas redes sociais para falar sobre o enfrentamento da pandemia de Coronavírus, o governador Eduardo Leite respondeu a questão enviada pelo DIÁRIO DA MANHÃ, na tarde desta terça-feira.

DIÁRIO DA MANHÃ: Governador, analisando as medidas contra a pandemia adotadas até agora, onde o senhor considera que o RS mais acertou, qual é ou quais são os pontos positivos? Por outro lado, onde o senhor vê um “ponto fraco” nas ações tomadas até agora pelo Governo do RS? O que poderia estar melhor, mas ainda não conseguimos acertar?”

Eduardo EntrevistaEDUARDO LEITE: Na verdade eu entendo que estamos no caminho correto. A única questão objetiva tem a ver com a velocidade em que conseguimos avançar nos equipamentos e na própria política de testes. Nós já demos andamento, com a parceria com a UFPel, com os testes da UFPel, mas para que nós possamos reforçar o número de exames, ainda precisamos receber os insumos que adquirimos e que tem tido muita dificuldade de chegarem. A expectativa de que até o final do mês cheguem os insumos necessários para fazermos os exames chamados RT-PCR. O Estado adquiriu insumos para 50 mil exames destes que é feito no laboratório, não o teste rápido, mas eles devem chegar só no final do mês de abril. A mesma coisa em relação aos equipamentos. Nós estamos trabalhando para reforçar os leitos de UTI e termos segurança de que haverá equipamentos, respiradores para todos aqueles que necessitarem ali na frente, quando tivermos uma incidência maior da doença. Infelizmente muitos fornecedores até aqui não conseguem ainda dar segurança do momento exato em que conseguirão implantar esses equipamentos. São, eu diria, os dois fatores que mais geram incertezas ainda para podermos ter segurança sobre o atendimento à população, mas que estão a cada dia evoluindo, a cada dia a gente consegue uma notícia de testes sendo encaminhados ou de equipamentos que estão sendo viabilizados e vão nos dando mais segurança dentro do nosso plano de contingência, estarmos com as condições adequadas para atendimento da população.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções