Diário da Manhã

quinta, 25 de abril de 2024

Notícias

Para não esquecer o legado negro

22 novembro
09:18 2017

Escolas receberão o folder “Personalidades negras inesquecíveis”, numa homenagem póstuma a sete pelotenses

Por Carlos Cogoy

Jonas Fernando e Fábio Gonçalves divulgam publicação

Jonas Fernando e Fábio Gonçalves divulgam publicação

Música, dança, literatura, filosofia, produção cultural e ação política. Segmentos que, na história recente de Pelotas, contaram com lideranças negras. Para não esquecer o legado de trajetórias criativas, inteligentes e críticas, o Conselho Municipal de Desenvolvimento e Participação da Comunidade Negra, está publicando o folder “Personalidades Negras Inesquecíveis”, que apresenta sete minibiografias. A informação é dos conselheiros Fábio Gonçalves e Jonas Fernando Santos que, nesta semana, visitaram o DM.

ESCOLAS – Conforme Fábio Gonçalves, amanhã será recebido o lote com 2.500 exemplares do folder. De acordo com ele, na segunda-feira acontecerá a entrega para a 5ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), e também à Secretaria Municipal de Educação e Desporto (SMED). O objetivo é que o material seja distribuído nas escolas da rede pública da cidade. “Estamos prestando homenagem póstuma a personalidades que não podem ser esquecidas”, diz o presidente do Conselho.

Embaixador da cultura pelotense Giba Giba idealizou o “Cabobu”

Embaixador da cultura pelotense Giba Giba idealizou o “Cabobu”

Miguel Delmar Dias

Miguel Delmar Dias

HOMENAGENS – A publicação poderá ser a base para futuro catálogo, ou livro com os destaques da negritude pelotense. Visando chegar ao grande público, num formato cujo custo não se tornasse inviável, houve a opção pela criação de folder. O material contou com a pesquisa de Fábio e Wesley Machado – filho do homenageado Rubinei Machado, falecido em 2013. A editoração eletrônica foi de Eloise Schmitz. No material consta breve abordagem sobre o legado de destaques como: escritora Maria Helena Vargas da Silveira, doze livros publicados, e que nas últimas obras assinava com o pseudônimo “Helena do Sul”; compositor e músico Giba Giba, um dos principais responsáveis pelo ressurgimento do tambor Sopapo, ele idealizou o projeto CABOBU, homenageando carnavalescos Cacaio, Boto e Bucha; compositora e cantora Giamarê, que teve trajetória como modelo, formou-se em filosofia, e lançou disco em 2006; Vilson “Mister Pelé” Couto, recentemente falecido, que se notabilizou pela alegria, ritmo, coreografias e ações solidárias; professor, poeta e filósofo Miguel Delmar Dias, falecido no “Dia do Professor” neste ano; griô Mestre Baptista, memória viva que constribuiu na confecção de dezenas de tambores “Sopapo”, e levou sua história e talento a diferentes Estados do País, também esteve ligado ao Carnaval e divulgou a sonoridade afro-pelotense através da “Bateria show Uirapuru”; liderança Rubinei Machado, principal responsável pela retomada e reorganização do Conselho da Comunidade Negra em 2012, que se notabilizou pela habilidade para o diálogo em diferentes esferas e concepções ideológicas.

Giamarê

Giamarê

CONSELHO terá reunião nesta semana. Conforme Jonas Fernando, o encontro que visa definir etapas para a renovação da instância, acontecerá sexta às 16h no “bistrô” da Secretaria Municipal de Cultura.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções