Diário da Manhã

quinta, 28 de março de 2024

Notícias

 Mais recentes

PARA-REMO 2018 : Tierri Rodegheiro é vice brasileiro na categoria Single Skiff PR1

11 dezembro
09:38 2018

O paratleta Tierri Rodeghiero é vice-campeão na categoria Single Skiff PR1 – para competidores com lesão medular – no Campeonato Brasileiro de Para-Remo 2018. O evento ocorreu neste sábado, na Raia da USP, em São Paulo. Rene Pereira, do clube São Salvador, foi o campeão da categoria.  Tierri é representante do Centro Português de Pelotas 1º de Dezembro.

Paratleta do Centro Português fica com o segundo lugar no Brasileiro

Paratleta do Centro Português fica com o segundo lugar no Brasileiro

“Foi uma sensação muito boa de superação individual. Nas eliminatórias, estive ao lado do atual campeão brasileiro e 5°colocado no mundial. Tenho a certeza de que posso seguir evoluindo e buscar mais resultados nas próximas competições”, conta Rodeghiero. O paraatleta treina com equipe do projeto Remar para o Futuro – iniciativa que propicia a prática do esporte náutico por jovens das escolas municipais. O projeto tem a coordenação do professor Oguener Tissot.

“Tierri Rodeghiero é um cara superdedicado. Treina direto, de segunda a sábado, há dois anos. Seis da manhã ele já está aqui no clube pronto para começar. Ele é a prova de que não há limites quando a gente tem um objetivo bem definido”, conta Oguener, treinador de remo e coordenador do Remar Para o Futuro.

A Confederação Brasileira de Remo (CBR) garantiu a hospedagem e alimentação do paratleta e seu treinador no Centro Paralímpico Brasileiro – uma estrutura do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). A Freedom Veículos Elétricos patrocina os treinos diários de Rodeghiero.

Competição

A competição na USP teve a participação de 45 atletas e 19 clubes. Foram disputadas seis provas nas categorias PR1, PR2 e PR3, além de duas provas extras na categoria Júnior B, com 10 atletas inscritos.

Oguener explica que no remo adaptado há três categorias: a PR1, que utiliza braços e ombros, com uso parcial do tronco e sem uso das pernas – o atleta é fixado ao barco por meio de amarras elásticas; PR2 – os atletas utilizam acento fixo e o tronco completamente, mas não as pernas; e PR3 – para pessoas com alguma deficiência, mental, visual ou outras, mas que utilizam as pernas.

O projeto Remar para o Futuro é fruto de parceria interinstitucional que envolve a Prefeitura, através da Secretaria de Educação e Desporto (Smed), juntamente com o Centro Português 1° de Dezembro e Escola Superior de Educação Física da Universidade Federal de Pelotas (Esef/UFPel). Conta ainda com apoio do CFC Drive Car, Arroz Emoções, Remo Tissot e Freedom Veículos.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções