Diário da Manhã

sábado, 20 de abril de 2024

Notícias

 Mais recentes

PARACICLISMO : Vitória é exemplo de vida

01 dezembro
08:23 2017

Para o atleta, a vitória representa a recompensa de todo o esforço, superando seus limites. Para o paratleta, o significado dos resultados é ainda mais representativo: é exemplo de vida. Foi com esse sentimento que Everson Machado, o Menguelli, comemorou o título do Campeonato Gaúcho de Paraciclismo em Capão da Canoa nos dias 18 e 19 de novembro. Neste fim de semana, ele estará no Rio de Janeiro para disputar do Brasileiro, que será realizado no Parque Olímpico.

Em 2008, Menguelli sofreu um acidente de motociclista e teve parte da perna direita amputada. A fatalidade serviu para mudar a vida do hoje atleta de mountain bike e paraciclismo. “Fui trabalhar na Nobre Bicicleta e o Lisandro Nobre começou a me incentivar para praticar o ciclismo”, recorda. Primeiro participou de provas na colônia na categoria geral. Só mais tarde é que foi para a categoria speed (estrada) na classe C-4 (portadores de deficiência em membro inferior abaixo do joelho).

Menguelli: após título gaúcho, presença no Brasileiro de Paraciclismo Foto: HFJ/DM

Menguelli: após título gaúcho, presença no Brasileiro de Paraciclismo
Foto: HFJ/DM

O primeiro título foi o Gaúcho deste ano. Menguelli fez os 56,4 quilômetros, com o tempo de 1h58s (média de 20,7 km por hora de pedalada). “Foi mais do que uma vitória. Superei meu limite”, afirma o atleta. O próximo desafio é o Brasileiro, que será realizado em duas etapas. Neste sábado, haverá a corrida de 30 km contra o relógio (velocidade). No dia seguinte ocorre a prova de 85 km (ritmo e resistência).

“Não sei o que vou encontrar no Rio em termos de nível técnico da prova, mas me considero bem preparado”, diz Menguelli, que espera manter a média em torno de 31 km por hora. Para participar do Brasileiro, o paratleta conta com o patrocino de Nobre Bicicletas e Charqueadas Transportes, além da contribuição de amigos desportistas.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções