Diário da Manhã

quinta, 28 de março de 2024

Notícias

PARATAEKWONDO : Ouro para pelotenses

11 setembro
09:06 2019

Marcelo Bispo e Lucas Ribeiro, que têm deficiência auditiva, disputaram pela primeira vez a competição nacional, em São Paulo, e garantiram a medalha dourada

Os pelotenses Marcelo Bispo, 21 anos, e Lucas Ribeiro, 18, tiveram 100% de aproveitamento e conquistaram o ouro no Campeonato Brasileiro de Parataekwondo, neste final de semana, em São Paulo. Os jovens com deficiência auditiva integram o Quem Luta Não Briga (QLNB) – projeto de taekwondo da Prefeitura, que ensina a modalidade gratuitamente a 500 crianças e adolescentes da cidade. Os atletas foram campeões em todas as modalidades que disputaram e retornaram, nesta segunda-feira (9), a Pelotas com as medalhas douradas no peito.

Esta foi a primeira vez que os pelotenses participaram de uma competição a nível nacional e, com o estímulo dos pódios, a dupla segue em preparação para a Surdolimpíadas 2021. Marcelo e Lucas são atletas da modalidade há quatro anos e têm no currículo lutas realizadas em Montevidéu, no Uruguai.

Marcelo Bispo e Lucas Ribeiro

Marcelo Bispo e Lucas Ribeiro

Em São Paulo, a dupla disputou na categoria KP60, específica para surdos. Para viabilizar a participação na disputa, os esportistas criaram uma vaquinha online, onde pediram a colaboração das pessoas para financiar os custos da viagem; cerca de 60% da meta foi atingida através da doação dos pelotenses.

Quem Luta Não Briga

Integrante do Pacto Pelotas pela Paz, o projeto é desenvolvido pela Secretaria de Educação e Desporto, em parceria com a Escola Superior de Educação Física (Esef) da UFPel e o Instituto de Menores Dom Antônio Zattera (Imdaz). Os interessados, a partir dos 7 anos e que estejam estudando, podem assistir e participar de uma aula experimental em um dos núcleos da iniciativa, nos dias e horários das atividades:

Imdaz (Areal) – segundas e sextas-feiras, das 10h30min às 11h30min e das 13h às 14h30min

Esef/UFPel (Três Vendas) – terças-feiras, das 19h às 20h, e sábados, das 10h às 11h

Colégio Pelotense (Centro) – segundas e quartas-feiras, das 18h às 19h.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções