Diário da Manhã

terça, 23 de abril de 2024

Notícias

 Mais recentes

PÁSCOA : Vendas ainda não deslancharam

01 abril
09:44 2015

Chegada a Semana Santa e a Páscoa é tempo de confraternizar, descansar e consumir muito peixe e chocolate.

O ovo de chocolate é um símbolo que representa a vida e a ressurreição, já a tradicional abstenção de carne vermelha na Sexta-Feira Santa simboliza um respeito ao sacrifício e martírio de Jesus na Paixão de Cristo. Mas, no mais das vezes, este feriado representa uma oportunidade para se reunir a família, arrepender-se na segunda do que comeu no fim de semana e fazer aquela receita tradicional para um peixinho especial. No entanto, o volume de venda desses produtos tão apreciados no feriado não está agradando os comerciantes.

Para os feirantes e pescadores, a má safra de 2015 está colocando os preços lá em cima e as vendas lá embaixo. Para Maria de Lourdes Esteves, pescadora e feirante, as frustradas safras tornam os investimentos muito altos e os lucros pequenos. No entanto, apesar dos problemas, a procura nesta época do ano sempre aumenta bastante e a Semana do Peixe, que teve sua segunda edição, dá uma boa impulsionada no mercado. Este já é o terceiro ano em que a safra de frutos no mar na Lagoa dos Patos foi decepcionante. Os pescadores da Colônia Z3, por exemplo, tem de ir buscar a pesca em alto-mar, aumentando consideravelmente o preço nos pontos de venda.

O CORREDOR que dá água na boca

O CORREDOR que dá água na boca

JÁ AS VENDAS do tão apreciado e temido chocolate, não serão tão altas por uma questão do dia em que caiu a Páscoa em 2015 e em função da inflação. Primeiro, conforme o dia do feriado (que varia a cada ano) avança no calendário, maiores são os preços. Quando a Páscoa cai em dias quentes, os fornecedores baixam cerca de 15% do valor, para obter mais liquidez nas vendas e evitar que os produtos estraguem. Outra razão apontada, e que pesa para os brasileiros, é que o feriado vai começar antes da maioria das pessoas receberem o seu salário. Além destas casualidades, segundo os comerciantes, o outro motivo é econômico: o preço dos ovos subiu mais de 10% em comparação ao ano passado.

Porém, aconteça o que acontecer, os brasileiros jamais deixam a Páscoa e a Semana Santa passarem em branco. Seja comendo cação em vez de bacalhau, ou presenteando os entes queridos com um ovo no lugar de dois. Boa Páscoa e bom feriado!

Comentários ()

Seções