Diário da Manhã

sexta, 18 de setembro de 2020

Notícias

Patinação é a novidade no Clube Brilhante

10 setembro
08:41 2020

Prática traz benefícios para físico e mente, com melhoras na autoestima, no equilíbrio e na concentração

Por: Henrique König

A Patinação é um esporte que as pessoas costumam conhecer e acompanhar pela televisão, provavelmente já viram em filmes, em apresentações artísticas muito elegantes. Mas elas também podem praticar aqui em Pelotas. O Clube Brilhante oferece as aulas pelo período da manhã, com o jovem professor Fernando Pohl. Ele já constituiu a Seleção Gaúcha de Patinação.

Divulgação da Companhia de Patinação Artística Gyrus

Divulgação da Companhia de Patinação Artística Gyrus

Fernando tem 23 anos de conhecimento sobre os patins. Natural de Lajeado, hoje é um dos residentes de Pelotas. Ele conta que iniciou na patinação aos 6 anos, após acompanhar uma apresentação de sua prima. Segundo relembra, seu avô o incentivou e comprou o primeiro par de patins.

“As aulas de patinação na região sul são uma novidade em toda região. Iniciei as aulas em Pelotas no ano passado em uma escola da cidade e também em um ginásio particular. Dou aula no extremo sul em Canguçu, Jaguarão e Rio Branco, na fronteira com o Uruguai, além do Vale do Caí na grande Porto Alegre. O CB recebeu de braços abertos a patinação no mês de março”, relata o instrutor Fernando.

Tomando os cuidados com a vigente pandemia do novo coronavírus, é possível praticar a patinação como forma de exercício, para manutenção da forma física e procurando melhoras para corpo e mente, em um período muito estressante.

“Para iniciar nas minhas aulas, eu empresto um par de patins para ver se o aluno se adapta no começo. A única coisa que peço são joelheiras e munhequeiras”, para os eventuais tombos, que fazem parte desse aprendizado.

“A patinação traz muitos benefícios. Além dos que tange a disciplina, autoestima, postura, superação e equilíbrio, a patinação cuida do corpo,

enquanto esporte, e da alma, enquanto arte. Do equilíbrio, enquanto ambos. A patinação é um esporte e como tal promove benefícios básicos da prática de qualquer atividade física. O simples fato de se colocar os patins nos pés e tentar equilibrar-se sobre eles desenvolve no praticante o senso de lateralidade e equilíbrio. Vários especialistas atestam que a patinação, quando praticada de forma dinâmica, passa a ser uma aeróbica de baixo impacto com grandes benefícios físicos e mentais. Sua prática faz com que estejam realizando um trabalho aeróbico e, assim sendo, auxilia no controle de peso, na concentração e lateralidade”, prossegue Fernando.

Claro que o praticante não vai olhar para os profissionais das exibições artísticas e também olímpicas e pensar que efetuará tantos movimentos e coreografias logo de cara. Mas o instrutor garante que o progresso ocorre e vai elevando o nível dos iniciados.

“A patinação artística possui um planejamento e regulamento de figuras, piruetas, saltos e spins (giros), além de trabalho de pernas e eixos. Existem modalidades e categorias distintas. É um mundo lindo de arte, técnica e superação. A patinação é tão completa que proporciona bem-estar físico e emocional; ela exige muita disciplina de quem a pratica”, finaliza o professor.

Não pode é ficar parado, porque com a patinação os benefícios acompanham as atividades. A seguir, os horários das aulas disponibilizadas no Clube Brilhante:

  • 9h – de 5 até 10 anos
  • 10h – mais de 18 anos
  • 11h – 11 até 17 anos

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções