Diário da Manhã

quarta, 24 de abril de 2024

Notícias

PATRIMÔNIO CULTURAL: A técnica da escaiola em livro, palestra e prática

PATRIMÔNIO CULTURAL: A técnica da escaiola em livro, palestra e prática
16 agosto
08:04 2019

Sábado às 17h, Simone Neutzling autografa na Perene Patrimônio Cultural

Por Carlos Cogoy

            A escaiola, técnica amplamente usada para a imitação do mármore em Pelotas, pode ter característica lisa – apenas veios simulando os veios do mármore -, ou apresentar outros elementos de pintura: frisos, quadros e molduras com sombras que simulam reentrâncias e saliências. Os frisos eram executados com o auxílio de réguas e os demais efeitos decorativos com a utilização de moldes. O conjunto de procedimentos de fingimentos, utilizados para produzir o aspecto geral da escaiola, era formado por três tipologias principais: estêncil; trompe l’oeil; pintura à mão livre. Abordagem da arquiteta e urbanista Simone Rassmussen Neutzling que, no sábado às 17h, estará autografando “O Saber e o Fazer – Um Olhar Sobre o Patrimônio – ESCAIOLAS EM PELOTAS”. O lançamento integra as atividades do Dia Estadual do Patrimônio. O evento acontecerá na sede da Perene Patrimônio Cultural – rua Marechal Deodoro 457 -, que estará aberta à visitação a partir das 10h.

AÇÃO EDUCATIVA acontecerá dia 21, com palestra de Simone Neutzling às 10h. Às 14h, oficina prática que será ministrada por Marcia Guidotti. As atividades serão gratuitas, e cada qual com duração de 1h30min. A ação educativa, bem como o livro, estão sendo viabilizados através de edital do Programa Municipal de Cultura (PROCULTURA). Para participar das atividades do dia 21, estão sendo disponibilizadas vinte vagas. Inscrição através do email: [email protected]

ESCAIOLA conforme a pesquisadora, consiste numrevestimento interno de paredes. É executada a partir da aplicação de três camadas sucessivas de argamassa composta por cal, areia escaiola e pó de mármore. Em Pelotas, na arquitetura eclética, presente na cidade durante o final do século 19 e o início do século 20, proporcionou acabamento diferenciado para pinturas artísticas ou decorativas, executadas com técnicas como o afresco ou a seco”. Saiba mais acessando: saberfazerescaiola.wordpress.com

escaiola livroLIVRO “O Saber e o Fazer – Um Olhar Sobre o Patrimônio – ESCAIOLAS EM PELOTAS” (Foto), autoria de Simone Neutzling, além da sessão de autógrafos sábado em Pelotas, também haverá apresentação na capital gaúcha. Na sexta, conforme divulgação, programação com início às 15h no auditório do palácio do Ministério Público do RS, à Praça Marechal Deodoro 110. A promoção é do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional do MPRS, e Simone Neutzling estará proferindo palestra.

 TRAJETÓRIA – Simone Neutzling é doutoranda em Memória Social e Patrimônio Cultural na UFPel. Entre os principais trabalhos, divulga: Inventário do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural das cidades de São Leopoldo/RS (2016), Jaguarão/RS e Bagé/RS (2009); projetos de restauração do Castelo Simões Lopes (2017), do Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS) em 2015, do Complexo da Antiga Cervejaria Brahma em Pelotas (2011), da Casa 08, atual Museu do Doce/UFPel, e da Catedral Metropolitana de Pelotas/RS (2008).

Conservação preventiva é a orientação no Manual do Usuário de Imóveis Inventariados de Pelotas

Conservação preventiva é a orientação no Manual do Usuário de Imóveis Inventariados de Pelotas

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções