Diário da Manhã

sexta, 26 de abril de 2024

Notícias

 Mais recentes

PATRIMÔNIO CULTURAL DO RS : Conservatório de Música recebe apoio da Câmara

03 setembro
11:14 2014

Proposta pelo vereador Beto Z3, a audiência pública que tratou da situação do Conservatório de Música da UFPel, que se encontra no meio de um processo de permuta de prédios entre a Universidade Federal de Pelotas e a Prefeitura, encerrou com uma moção de apoio do parlamentar à instituição, que foi a quinta escola de música a ser fundada no país, e é a única instituição musical com atividade ininterrupta em Pelotas desde sua criação, em 1918, até os dias de hoje.

O prédio, cedido pelo município para o Conservatório, foi construído entre 1880 e 1881. É um sobrado na esquina das ruas Félix da Cunha com Sete de Setembro. Em 1937, o Conservatório foi municipalizado, mas, em 1969, quando da Fundação da Universidade, o Conservatório se tornou unidade agregada. Em 1983, foi incorporado como unidade universitária, mantendo-se, no entanto, no mesmo prédio municipal.

PERMUTA do prédio com a UFPel foi debatida em audiência pública

PERMUTA do prédio com a UFPel foi debatida em audiência pública

Ocorre que ali também funciona o Sanep, autarquia do município, que precisa de mais espaço para seu funcionamento. A possibilidade de uma permuta de prédios entre as duas instituições foi tratada na audiência pública.

Para as representantes da Universidade e do Conservatório, a acolhida da Câmara foi fundamental. Francisca Michelon, chefe do Núcleo de Patrimônio Cultural da UFPel ressaltou que “ao sermos recebidos nesta Casa já estamos dialogando, o Conservatório está falando e dando voz ao futuro”.

Da mesma forma, a chefe do Conservatório, professora Leonora Oxley, lembrou todos os cursos ministrados e disse que, embora sejam pagos, o Conservatório oferece bolsa integral para alunos de escolas públicas e pessoas de baixa renda. “O que nos falta são vagas, temos lista de espera”, afirmou. “O espaço é pequeno para nossos 130 alunos”.

A PRESIDENTE do Conselho Municipal de Cultura, Noris Leal, cumprimentou a Câmara por ser “parceira na discussão, no momento de divulgar para a comunidade um assunto importante”.

Para a diretora do Centro de Artes da UFPel, Ursula Rosa da Silva, a questão precisa ser bem avaliada, pois o Conservatório é um espaço da comunidade com quem a Universidade tem um compromisso.

Giorgio Rona, secretário municipal de Cultura, disse que, apesar de reconhecer o caráter simbólico do Conservatório e a justeza da reivindicação para sua permanência no atual endereço, a Prefeitura precisa de espaço para o Sanep. “Esperamos que a situação se resolva em breve”. O presidente do sanep, Jacques Reydams disse ser favorável á permuta desde que o prédio proposto pela UFPel atenda as necessidades da autarquia.

Ao encerrar a audiência, o vereador Beto Z3 afirmou que o Poder Público precisa manter o diálogo e que a Câmara vai participar na busca por um prédio possível para a permuta com a Universidade.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções