Diário da Manhã

quinta, 28 de março de 2024

Notícias

Patrono da Brigada Militar é homenageado no 4°BPM

Patrono da Brigada Militar é homenageado no 4°BPM
22 outubro
12:15 2013
Oscar Massot (Neto de Massot) , Cel. Fábio Fernandes e Sérgio Roberto de Quadros - Foto: Jussara Pelissoli

Oscar Massot (Neto de Massot) , Cel. Fábio Fernandes e Sérgio Roberto de Quadros – Foto: Jussara Pelissoli

O patrono da Brigada Militar, coronel Affonso Emílio Massot, recebeu homenagens ao final da tarde da segunda-feira (21), em Pelotas, sua terra natal, no mês em que se completaram 148 anos de seu nascimento e 88 anos de sua morte.

A solenidade ocorreu na sede do 4º Batalhão de Polícia Militar (4º BPM), em frente à praça onde está o busto do patrono, e foi organizada pelo Comando Regional de Polícia Ostensiva Sul (CRPO Sul) e pela Comissão da Semana Massot.

Na presença do neto do homenageado, Oscar Massot, de 85 anos, e de diversos outros familiares, o comandante-geral da Brigada Militar, coronel Fábio Duarte Fernandes, destacou a importância de se manter viva a memória do militar que deixou importante legado para a Corporação e que orgulha a todos os seus integrantes. “É importante manter as tradições e enaltecer aqueles que se dedicaram aos valores éticos e morais, à disciplina e à hierarquia, que sustentam a nossa Instituição”, disse o coronel Fábio.

 

Coronel Fábio Fernandes - Foto: Alisson Assumpção/DM

Cel. Fábio Fernandes – Foto: Alisson Assumpção/DM

O sobrinho-bisneto do coronel Massot, Sérgio Roberto de Quadros, fez um relato histórico do homenageado  e afirmou que os seus feitos se perpetuam porque fazem parte dos valores daqueles que compõem os quadros da Brigada Militar. “Em cada um dos membros desta Corporação, querida e respeitada no Estado, está um pouco de Massot”, falou Quadros.

Algumas autoridades militares e civis receberam a Distinção Coronel Massot, entre elas o comandante-geral da BM.

Lojas Maçônicas também renderam homenagens ao coronel Massot, que aos 23 anos foi iniciado na maçonaria e, dois anos após, tornou-se o Venerável Mestre da Loja Rio Branco.

A solenidade foi acompanhada pelo vice-prefeito de Rio Grande, Eduardo Lawson; pelos comandantes do CRPO Sul, coronel Paulo Roberto da Rosa Duarte, e do 4º BPM, tenente-coronel Antônio Adalberto Borges; oficiais e praças de diversas Unidades da BM na região,  coronéis da reserva; oficiais da Reserva Altiva da Corporação e autoridades locais.

 TRAJETÓRIA DE MASSOT

Cel Emílio Massot

Cel. Emílio Massot

Nascido em 16 de outubro de 1865, o coronel Massot é considerado um herói da Brigada Militar, tendo comandado a Corporação entre 1915 e 1925.

Ele ingressou na Instituição como voluntário,  em 1892, quando Fernando Abott , no exercício da presidência  do Estado,  extinguiu a Guarda Cívica e criou uma nova organização chamada Brigada Militar. Devido à sua escolaridade, Massot foi escolhido para comandar uma subunidade da recém-criada Corporação. Logo, foi nomeado capitão e comandante da 1ª Companhia do 1º Batalhão de Infantaria da Reserva, em Pelotas.  Nos anos seguintes, foi promovido a major e tenente-coronel, comandando outras Unidades. Em 1894 foi efetivado na Brigada Militar.

Depois de ter participado  de diversas missões e campanhas, com destaque para a Revolução Federalista (1893-1895) e a Campanha do Contestado (1914), Massot  assumiu interinamente o comando-geral da Brigada Militar, entre 1915 e 1917. Promovido ao posto de coronel, foi efetivado como comandante-geral, permanecendo no cargo até 1925.

À frente da Brigada Militar, o coronel Massot teve iniciativas como a criação de uma escola de aviação, concretizada somente em 1923; a criação do Curso de Ensino, para que oficiais e praças ampliassem seus conhecimentos sem ônus próprios; a efetivação de um curso prático de enfermeiros e padioleiros, em 1916, para qualificar o atendimento e especializar o efetivo do Hospital da BM.

Faleceu em 21 de outubro de 1925. Seus restos mortais repousam no cemitério da Santa Casa de Misericórdia, em Porto Alegre, providenciado pela Brigada Militar, que o entregou à família, dois anos após o sepultamento.

Por decreto do então governador do Estado, general Ernesto Dornelles, há 60 anos, Massot foi declarado patrono da Brigada Militar.

 

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções