Diário da Manhã

quinta, 25 de abril de 2024

Notícias

 Mais recentes

Patrulha Ambiental da BM já está em nova sede

Patrulha Ambiental da BM já está em nova sede
18 junho
08:47 2019

A Patrulha Ambiental da Brigada Militar (Patram-BM) inaugurou  sua nova sede, na área do Quadrado, à rua Alberto Rosa, 110 – fruto de parceria entre a iniciativa privada, por meio da Compañia Manufacturera de Papeles y Cartones (CMPC) e da Sagres Agenciamentos Marítimos, e o Poder Público, via Governo do Estado e Prefeitura.

PREFEITA Paula Mascarenhas participou da solenidade

PREFEITA Paula Mascarenhas participou da solenidade

“A parceria entre a CMPC, a Sagres, o Governo do Estado e a Prefeitura é um case de sucesso para ser mostrado para todo o Brasil. Por trás das instituições estão diferença. Reconheço o trabalho de cada um. Agimos para mudar e dar mais qualidade à vida das pessoas”, afirmou a prefeita Paula Mascarenhas na inauguração da sede da Patram.

A requalificação da região foi possível graças a diversas autorias. A Sagres doou as pessoas e são elas que fazem a a área ao Estado, para sediar a Patram, e os contêineres que servem de dependências da sede; a CMPC viabilizou a drenagem; a Prefeitura revitalizou a rua Alberto Rosa, com obras de drenagem, meios-fios, pavimentação asfáltica e de paralelepípedos, ciclofaixa e sinalização.

A CERIMÔNIA DE INAUGURAÇÃO

Após a execução do Hino Nacional, pela banda do 4º Batalhão de Polícia Militar, o diretor geral da CMPC, Maurício Harger, deu início aos pronunciamentos da solenidade. “A parceria é um dos meus propósitos como executivo, empresário e cidadão, pois gera um círculo virtuoso e o aproveitamento dos resultados é compartilhado.”

Herger salientou que a CMPC é uma grande usuária do transporte hidroviário e, com embarque da madeira no Porto de Pelotas, com destino à Guaíba, livra a rodovia de 280 viagens de caminhão carregado por dia. “O Porto local traz êxito e resultados positivos para todos.”

O comandante da Polícia Ambiental do Estado, coronel Kleber Goulart, comentou que “a presença da prefeita Paula Mascarenhas na inauguração da sede da Patram demonstra o compromisso que a Prefeitura tem com a Brigada Militar. O Executivo é companheiro das ações de policiamento, às quais se junta o Comando Ambiental. Seremos sempre parceiros”.

O coronel atribuiu as intervenções na região do Quadrado e a construção da sede da Patram ao compromisso social e ambiental assumidos pela CMPC e pela Sagres, presente com o presidente Marcos Fonseca, e não deixou de lembrar o grande projeto da Prefeitura na área da segurança – o Pacto Pelotas Pela Paz.

A prefeita destacou que a parceria entre a Prefeitura e a Brigada Militar tem trazido bons resultados às pessoas e à cidade. Sobre a CMPC, salientou o grande impacto positivo para Pelotas por meio do Porto, e enalteceu o envolvimento e o trabalho direto da Sagres com a população. “A parceria é um processo significativo de aprendizado e de união de esforços em prol do bem comum.”

Paula lembrou que, com a CMPC e a Sagres, projetos sociais, artísticos e culturais ganharam apoio, estímulo e espaço, e a população recebe a transformação dos investimentos em melhorias para diversas áreas, entre as quais, a da segurança.

Representando o Governo do Estado, o superintendente do Porto de Rio Grande, Fernando Estima, falou sobre desenvolvimento sustentável e atribuiu à CMPC as características de “cadeia produtiva capaz de dar aula sobre maneiras de agregar valor às atividades”. Citou a moradora Zilda, da região do Quadrado, como liderança exemplar de receptividade, de acolhida e de desencadeamento da conscientização da vizinhança quanto às transformações propostas.

O presidente da Câmara, vereador Fabrício Tavares (PSD), destacou que “o dia é de alegria e confirma que a comunidade só tem a ganhar com a parceria do público e do privado – elo gerador de emprego e renda”, e destacou as responsabilidades social e ambiental da CMPC e da Sagres.

17.07.2019 - Prefeita Paula Mascarenhas no evento de inauguração da nova sede da Patram no Quadrado - Foto: Gustavo VaraPLACA E PRESENÇAS

A Patram, em Pelotas, conta com 22 homens em atividades externas e administrativas, quatro viaturas e quatro lanchas. Com esta guarnição, além das ações inerentes à Patrulha, ainda presta apoio a outras instituições. A prefeita e autoridades descerraram placa de inauguração da nova sede.

A construção da nova sede da Patram muda a realidade da região do Quadrado e requalifica as atividades do órgão de segurança ambiental. Na cerimônia, personagens do Tholl estiveram presentes, assim como autoridades, a exemplo do representante da CMPC-Guaíba, Daniel Andriotti; do coordenador do projeto de revitalização do Porto, Duda Keiber; do comandante da Patram-Região Sul, capitão André Avelino; do representante do Comando da Brigada Militar do Estado, coronel Vitor Hugo Konarzewski; do capitão dos Portos do Rio Grande do Sul, Reinaldo Luiz Lopes dos Santos; do representante do Comando do 9º Batalhão de Infantaria Motorizado, tenente Ismael da Rosa Duarte; do comandante do 4º BPM, coronel Eduardo dos Santos Perachi; do comandante do CRPO-Sul, coronel Ortiz, entre outros.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções