Diário da Manhã

quinta, 28 de março de 2024

Notícias

Paula assume a Saúde, abre sindicância e afasta secretária por 15 dias

17 julho
09:33 2018

Prefeita quer revisar as análises do pré-câncer com o objetivo de dar segurança às mulheres usuárias do SUS

A prefeita Paula Mascarenhas assumiu, nesta segunda-feira (16), interinamente, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e determinou a abertura de uma sindicância para apurar as denúncias feitas pelo DIÁRIO DA MANHÃ e repercutidas pela imprensa de todo o País, de que os exames do pré-câncer eram feitos por amostragem. A chefe do Executivo Municipal tentará viabilizar a revisão das amostras junto ao SEG – Serviço Especializado de Ginecologia, laboratório responsável.

Prefeita Paula Mascarenhas divulgou vídeo nas redes sociais informando sobre as medidas adotadas

Prefeita Paula Mascarenhas divulgou vídeo nas redes sociais informando sobre as medidas adotadas

“Vamos apurar a verdade para dar segurança às mulheres e tomar todas as providências”, disse a prefeita Paula Mascarenhas.

Ao final da manhã desta segunda-feira, a prefeitura recebeu do SEG os relatórios internos de qualidade solicitados pela SMS após a suspeita de possíveis irregularidades. O Município pretende contratar emergencialmente um laboratório para refazer os exames por um período de um mês, a fim comparar os resultados obtidos pela empresa atualmente contratada.

As decisões foram tomadas em reunião ocorrida no Paço Municipal com equipe gestora da SMS, setor jurídico e assessoria especial, com presença do ex-prefeito Eduardo Leite. A reunião foi convocada pela prefeita após retorno das férias. Paula se reuniu, também, com o delegado da Polícia Federal Cássio Berg para ajustar o repasse de informações solicitadas pela corporação.

Nesta terça-feira (17), Paula visitará, logo pela manhã, a UBS Bom Jesus para conversar com os servidores sobre a situação. A prefeita pretende também se reunir com a representante do laboratório e com o Ministério Público para conhecer todos os fatos e providências que deverão ser tomadas.

A prefeita colocou em férias, por um período de 15 dias, a titular da saúde, Ana Costa.

Sobre o laboratório

O SEG realiza a análise das coletas de pré-câncer para a Prefeitura de Pelotas desde 20 de agosto de 2000. Em 2013, após a edição portaria do Ministério da Saúde, o SEG foi o único laboratório citopatológico de Pelotas credenciado que se apresentou para realizar os exames de pré-câncer no Município via SUS. Em 2017, o governo federal lançou nova Portaria que permite que laboratórios não habilitados sejam contratados, desde que atendam a todas as normas exigidas. Em vista disso, a SMS deu início ao processo de elaboração de editais de Chamamento Público para a contratação de laboratórios – os editais para os exames de citopatologia e para a confecção de próteses dentárias que estão em fase de conclusão.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções