Diário da Manhã

quinta, 18 de abril de 2024

Notícias

Paula cria prêmio especial por Apreensão de Arma de Fogo

Paula cria prêmio especial por Apreensão de Arma de Fogo
17 agosto
18:22 2017

Premiação para policiais é uma das estratégias do Pacto Pelotas pela Paz

A prefeita Paula Mascarenhas assinou projeto de lei que autoriza a criação do Prêmio Especial por Apreensão de Arma de Fogo do Pacto Pelotas pela Paz. Com base na criação do Plano Municipal de Segurança Pública e suas estratégias, a premiação será reservada a policiais civis e militares, agentes prisionais, policiais rodoviários federais e guardas municipais que em atividade funcional, dentro de suas competências legais, façam apreensões de armas de fogo portadas ilegalmente dentro do município. A mensagem foi protocolada na Câmara de Vereadores nesta quinta-feira (17) e deve ir à votação em 45 dias.

O prêmio foi inspirado em estados onde a dinâmica do projeto trouxe resutados positivos e redução dos índices de violência, como Pernambuco e Bahia. Originado de recursos municipais, o valor será variável de acordo com o calibre e outras características da arma apreendida, conforme critérios que serão estabelecidos no decreto municipal.

De acordo com o projeto de lei, a premiação será calculada mediante o rateio do valor total correspondente às armas apreendidas pelo número de participantes de cada operação policial. “Se um grupo capturar uma arma, todos terão direito. Seria injusto dar o mérito a apenas um agente”, explicou a prefeita. Em caso de denúncia de uso abusivo da força na apreensão, o prêmio ficará retido até processamento ou eventual processo judicial.

O Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) terá uma Câmara Técnica para controle e avaliação dessa política pública. Um relatório trimestral será apresentado ao Fórum Municipal de Segurança e à Câmara de Vereadores.

Se for aprovada, a lei entrará em vigor 30 dias depois de sua publicação e valerá até 31 de dezembro deste ano.

Pacto Pelotas pela Paz

O Prêmio Especial por Apreensão de Arma de Fogo é uma das estratégias adotadas pelo Pacto Pelotas pela Paz, apresentado em seminário e que conta com a colaboração de toda a sociedade. Os eixos Policiamento e Justiça, Prevenção Social, Fiscalização Administrativa, Tecnologia e Urbanismo se dividem em 17 estratégias que formam o Plano Municipal de Segurança Pública. O projeto que visa uma cultura da paz possui um conjunto de ações repressivas e preventivas que cercam a violência desde sua origem, ainda na gestação precoce até a abertura de oportunidades de emprego para a comunidade prisional.

A Prefeitura investirá R$ 6 milhões dos cofres públicos no Pacto, que tem apoio da Comunitas através da consultoria técnica do Instituto Cidade Segura.

Comentários ()

Seções