Diário da Manhã

sexta, 29 de março de 2024

Notícias

 Mais recentes

Paula decreta redução da capacidade de funcionamento dos supermercados

Paula decreta redução da capacidade de funcionamento dos supermercados
07 abril
15:50 2020

Oficialmente, passa a ser proibida a permanência em praças, vias, praias e calçadões. Comerciantes poderão ser penalizados

   A prefeita Paula Mascarenhas anunciou, em coletiva de imprensa online nesta terça-feira (7), uma série de providências, aprovadas pela maioria dos integrantes do Comitê de Crise de Pelotas e oficializadas no Decreto 6.261. As medidas visam impedir aglomerações em supermercados, macroatacados e locais públicos, como praças, parques, praias, ruas, avenidas e calçadões. Desta forma, apenas as movimentações de natureza transitória serão admitidas.

   De acordo com a prefeita, as determinações buscam evitar o avanço da enfermidade na cidade e a propagação do vírus entre a população, bem como possibilitar que a estrutura de saúde do município esteja mais bem organizada e preparada para enfrentar a Covid-19 nas próximas semanas.

   “O que está em jogo agora são vidas humanas. Por mais que a doença pareça distante de Pelotas neste momento, em alguma ocasião ela vai vir. Precisamos ganhar tempo para que a pandemia chegue com mais lentidão e tenhamos mais condições de enfrentá-la. Peço a colaboração da sociedade: ajudem ficando em casa! Esta é a principal recomendação da Organização Mundial da Saúde e dos especialistas. Precisamos acreditar na ciência”, assinalou Paula.

   Conscientização das pessoas

   Entre as deliberações do novo decreto, estão a permissão de apenas uma pessoa por família em estabelecimentos comerciais, tendo estes locais de permitir a sua ocupação máxima. observando dois critérios e escolhendo o que implicar na menor aglomeração de consumidores: a) ocupação de 30% da capacidade máxima prevista no Plano de Prevenção e Proteção contra Incêndios; e b) ocupação de uma pessoa a cada 20 metros quadrados da área destinada à circulação de clientes.

   Os estabelecimentos que descumprirem as medidas (veja todas abaixo) estão sujeitos à aplicação de multa e à interdição do estabelecimento, com a cassação do alvará de funcionamento. “A ideia é que não precisemos chegar a este ponto; queremos contar com a conscientização das pessoas para fazer o que é melhor à saúde de toda a sociedade”, lembrou a prefeita, enfatizando que as forças de segurança já estão alinhadas para tornar a fiscalização mais ativa a partir desta quarta-feira (8).

   Isolamento social é fundamental

   O dispositivo legal também prevê que o descumprimento destas ordens pode ocasionar prisão em flagrante, nos termos da Lei Penal, aplicação de multas e sanções de naturezas cível e administrativa. Paula Mascarenhas frisou que as providências, apesar de soarem desagradáveis e antipáticas, são necessárias e indicadas, especialmente, àquelas cidades que ainda não vivenciam o pior cenário da pandemia, de forma a conter o contágio do coronavírus.

   “Entendo que as famílias queiram aproveitar o sol na rua, tomar mate na praia, mas este não é o momento de lazer, e sim, de preservar vidas. Será necessário este pequeno sacrifício de todos nós para salvar as vidas de mais pessoas, inclusive daquelas que amamos e podem sofrer com esta doença”, pontuou.

   A prefeita acredita que os cinco casos da patologia em Pelotas – até o momento confirmados pelo laboratório do Estado – provam que o isolamento adotado pela comunidade tem dado certo para conter a contaminação e, por isso, ele precisa ser mantido e intensificado. Ela também lamentou o movimento crescente de pessoas identificado nas ruas da cidade, nos últimos dias, e enfatizou que este número reduzido exista, provavelmente, porque o município começou cedo o confinamen

   Tempo será determinante

 “Cada dia que ganhamos sem o avanço da doença, em Pelotas, é uma oportunidade de preparar melhor a nossa rede para quando ela precisar ser acionada”, disse Paula. A preocupação da gestora é de que, mesmo com o trabalho da Prefeitura, universidades e instituições envolvidas no enfrentamento para organizar o atendimento, a enfermidade avance rapidamente e o sistema não consiga dar as respostas necessárias.

   “Queremos evitar que muitos adoeçam ao mesmo tempo porque, se isso acontecer, não teremos leitos e respiradores suficientes na cidade. Mesmo que pudéssemos comprar mais aparelhos, o produto já está em falta no mercado”, salientou Paula, apontando que o Município também está adquirindo testes rápidos destinados a profissionais de saúde e a doentes em razão do novo coronavírus, a fim de verificar a ausência da Covid-19, depois de um tempo.

   Importância da imprensa

   O importante papel dos veículos de comunicação para conscientizar a população e levar a ela informações corretas foi destacado pela chefe do Executivo, que aproveitou a oportunidade para parabenizar os profissionais do setor pelo Dia do Jornalista, celebrado nesta terça. A prefeita pediu que os órgãos de imprensa sigam fortalecendo as recomendações da comunidade científica e orientando a comunidade para que saia de casa apenas nas situações imprescindíveis.

   Saiba mais sobre o Decreto 6.162

·         * Os estabelecimentos deverão adotar sistema de controle de fluxo, organizando as filas, tanto externas quanto internas, observando o distanciamento mínimo de dois metros entre as pessoas.

·          * Será permitido o ingresso de apenas uma pessoa por família, devendo essa ser adulta e sem apresentar sintomas visíveis de anomalia ou alteração respiratória.

·        * Os funcionários dos estabelecimentos que realizarem atendimento direto aos clientes deverão trabalhar utilizando equipamentos de segurança, bem como os que manusearem produtos in natura, deverão fazê-lo utilizando os devidos cuidados de higiene.

·         * Estabelecimentos não devem permitir a venda de mercadorias em quantidade superior à habitual, a fim de evitar o desabastecimento.

·      * Os estabelecimentos deverão determinar horário para atendimento exclusivo para pessoas com idade superior a 60 anos e adotar medidas rigorosas para evitar a aglomeração e a aproximação entre os consumidores.

·    * Sempre que possível, deverão ser instaladas barreiras físicas de vidro, plástico ou assemelhados nos caixas e balcões de atendimentos para proteção dos funcionários e dos consumidores.

·         * Os estabelecimentos que possuírem sistema de som deverão utilizá-lo para divulgar mensagens acerca de métodos de higiene e cuidados preventivos com relação ao coronavírus.

·         * O estacionamento dos estabelecimentos deverá operar com no máximo 60% da capacidade de veículos.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções