Diário da Manhã

domingo, 05 de julho de 2020

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Paula e secretário da Educação debatem retomada das aulas

27 maio
09:23 2020

Na manhã de ontem, a prefeita Paula Mascarenhas se reuniu com o secretário de Educação e Desporto (Smed), Artur Corrêa, para ajustar a atuação da pasta durante a pandemia e a preparação para futura retomada das atividades, que depende de decisão do governo estadual.

“Ainda não há previsão de retorno, mas temos que estar preparados para quando as aulas forem retomadas”, afirmou Paula.

RETORNO ainda não tem data prevista

RETORNO ainda não tem data prevista

O secretário informou que, mesmo ainda sem uma data certa para o retorno das atividades, a Smed continua tomando as medidas necessárias para que as escolas municipais possam reabrir, como a continuação da aquisição de alimentos para a merenda escolar, que serão entregues no retorno, os contatos para garantir a dedetização dos prédios que precisem do serviço e a compra de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). Equipamentos para verificação de temperatura também devem ser disponibilizados nas escolas.

Um dos desafios para o retorno das atividades escolares presenciais é o fato de que muitos professores e funcionários integram grupos considerados de risco para Covid-19. Outra parcela dos funcionários da Smed está cedida para outras pastas com maior demanda durante a pandemia, como Assistência Social e Saúde.

Na parte do transporte escolar, garantir o distanciamento no interior dos ônibus exigiria aumentar a frota que presta o serviço. O tamanho das salas de aula, para que se tenha dois metros de distanciamento entre cada aluno, poderá não ser suficiente em alguns educandários. “Precisaríamos, muito provavelmente, aumentar o quadro de pessoal, os ônibus, os investimentos. É toda uma logística”, explica Corrêa.

ATIVIDADES ONLINE

Algumas escolas da rede municipal estão desenvolvendo atividades não obrigatórias a distância para alunos que queiram participar e que possuam acesso à internet.O secretário enfatizou que são atividades lúdicas, extracurriculares, sem abordagem de novos conteúdos, e que os alunos que não participarem não serão prejudicados.

“A preocupação é com a continuidade do vínculo dos alunos com a vida escolar, garantir o mínimo de conteúdo, para que eles não fiquem totalmente desconectados”, disse Paula.

As atividades da metodologia ACT, do Pacto Pelotas Pela Paz, continuam ativas durante a pandemia, por meio de círculos de conversa online, envolvendo as crianças e seus familiares.

 

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