Diário da Manhã

quinta, 25 de abril de 2024

Notícias

Paula Mascarenhas reage a acusações do Simers

Paula Mascarenhas reage a acusações do Simers
28 junho
19:26 2017
A prefeita Paula Mascarenhas recebeu com surpresa a notícia da visita do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) ao Ministério Público (MP) de Pelotas para entregar dossiê com apontamentos pouco objetivos sobre a desassistência da atual administração com a saúde local.
A chefe do Executivo interpreta a atitude do Simers como uma retaliação do sindicato à revogação da portaria que admitia formalmente que os médicos com contrato de 33 horas semanais cumprissem apenas 20 – “horário real” praticado, há muitos anos. A decisão foi tomada em decorrência da exigência do promotor de justiça André Barbosa de Borba – atendendo solicitação feita no ano passado pelo ex-prefeito Eduardo Leite – para que a Portaria fosse invalidada.
A última reunião entre o sindicato e o Governo ocorreu em maio, quando ficou determinada a instalação da Mesa Permanente de Negociação do SUS para tratar exclusivamente sobre o Plano, Cargos e Vencimentos (PCCV) dos médicos municipais. A primeira reunião da Mesa, será no dia 6 de julho, às 14h, no Paço Municipal.
Um dos principais investimentos do Governo é na Saúde. Só neste ano, a prefeita inaugurou mais uma unidade com o padrão de qualidade da Rede Bem Cuidar: a UBS Guabiroba, quinto posto de saúde a contar com uma Farmácia Distrital. Também foi instalado um gerador próprio na UPA Areal, a primeira Unidade de Pronto Atendimento de Pelotas que, em um ano, atendeu mais de 60 mil pessoas. Paula também deu continuidade à implantação de Tele-ECGs nas UBSs, ao convênio para cirurgias de catarata gratuitas e ao projeto Mão de Obra Prisional pelo SUS, que já realizou melhorias em 18 UBSs e prédios da Secretaria de Saúde. Além disso, a população terá mais uma forma de atendimento com a UPA Bento Gonçalves, que está 90% concluída.
ESCLARECIMENTO –  Quanto à alegação de que teria se negado a participar da reunião entre representantes do Simers e MP, Paula Mascarenhas afirma que não recebeu convite formal de ambas as partes. A agenda da prefeita em Brasília com o ministro das Cidades, Bruno Araújo, no mesmo dia (27) da reunião, foi transferida e, por isso, sua viagem cancelada na noite de véspera.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções