Diário da Manhã

quinta, 28 de março de 2024

Notícias

Paula visita antigo Campo Francês de Aviação

10 abril
17:51 2014

A vice-prefeita Paula Mascarenhas esteve na tarde dessa quarta-feira (9/4/14), na zona norte, percorrendo o Campo Francês de Aviação, antigo aeroporto de Pelotas. Situado lateralmente aos fundos do Parque Lobão, o local mantém ainda resquícios que remetem à rota feita pela Aeropostale- Raide Latécoère, a primeira empresa de aviação civil a posar em terras pelotenses, entre os anos de 1928 e 1930.

'Vamos estudar um projeto de recuperação do lugar para transformá-lo em memorial'' disse Paula Foto: Flávio Neves

‘Vamos estudar um projeto de recuperação do lugar para transformá-lo em memorial” disse Paula
Foto: Flávio Neves

Paula conheceu a caixa d’água, um dos achados daquela época erguido em torno do antigo campo de pouso e decolagem utilizado pela Aeropostale. A obra, com aproximadamente 4 metros de altura, é um dos registros que apontam a passagem das aeronaves pelo local. Será a partir desse marco de referência que a prefeitura pretende resgatar essa história da aviação no Município.

“Estamos aqui compreendendo o que tínhamos para, através de vestígios, resgatarmos a história. Será um processo longo, mas vamos estudar um projeto de recuperação do lugar para transformá-lo em memorial. Isso aqui é uma parte da história de Pelotas que não queremos perder”, disse Paula

Naquela época, as aeronaves transportavam o serviço postal da França para a África e América do Sul, e Pelotas fazia parte do roteiro que partia de Toulouse, na França, com escalas pela África do Sul (Dakar, no Senegal). No Brasil, os aviões entravam por Natal, no Rio Grande do Norte, percorriam as principais capitais( Rio de Janeiro, Florianópolis e São Paulo) antes de chegar ao Município. O ponto final era Buenos Aires, na Argentina

Para vivenciar esse momento, Pelotas, através do projeto intitulado “Memória da Aeropostale – Raide Latécoère”, estará, no dia 4 de maio, no roteiro do voo de reconstituição que partirá de Bueno Aires.

Para tratar deste evento, a representante do projeto no Brasil, professora Mônica Cristina Correia, da USP, esteve na cidade, no mês passado, conversando com a vice-prefeita e autoridade locais sobre os detalhes do projeto e para organizar a visita dos Raide Latécoère.

A missão do projeto é realizar, em cada uma dessas cidades, um inventário dos vestígios da antiga Aeropostale para futuramente propor seu tombamento pela Unesco como patrimônio universal.

Paula esteve acompanhada pelo o superintendente de Turismo da Sdet, Valter Poetsch, secretária de Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana (SGMU), Joseane Almeida e pelo secretário interino de Cultura, Giorgio Ronna.

Confira as datas da passagem do Raide Latécoère no Brasil:

*Dia 4 de maio: Pelotas-RS;

*Dias 5 e 6 de maio: Florianópolis – SC;

*Dia 7 de maio: Santos-SP;

*Dia 8 de maio: Rio de Janeiro;

*Dia 9 de maio: Petrópolis-RJ;

*Dia 15 e 16 maio: Natal- RN.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções