Diário da Manhã

quinta, 25 de abril de 2024

Notícias

PAVE realiza provas neste final de semana

06 dezembro
09:32 2018

O Programa de Avaliação de Vida Escolar (PAVE) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) aplica suas provas nestes sábado (8) e domingo (9). Modalidade alternativa de seleção para os cursos de graduação da UFPel, o PAVE ocorre de forma sistemática avaliando o candidato ao longo do Ensino Médio. Para esta edição, são esperados 3.618 candidatos à primeira fase (primeiro ano do Ensino Médio), 2.673 à segunda (segundo ano) e 1.220 à terceira (terceiro ano), totalizando 7.511 candidatos. Nesta edição, o PAVE já ganha uma nova distribuição de vagas: 75% delas estão reservadas para estudantes que cursaram todo o Ensino Médio em escolas públicas.

Candidatos da primeira etapa farão prova no sábado (8), às 13h. Candidatos da segunda e terceira etapas mostram seus conhecimentos no domingo (9), também às 13h. Os locais de prova podem ser consultados em (https://wp.ufpel.edu.br/pave/2018/11/29/locais-de-prova/).

Todas as fases terão prova de múltipla escolha, sendo que os candidatos da terceira fase farão também uma prova de redação em língua portuguesa.

Esse é o maior PAVE já realizado na UFPel em número de candidatos total. Responsável pela Coordenação de Desenvolvimento de Concursos (COODEC), que organiza o PAVE, Albino Magalhães Neto salienta o aumento da participação de candidatos estudantes em escolas públicas. No ano passado, 56% dos participantes totais eram de escola pública e 44% da rede privada. Neste ano, somando a primeira e a segunda fase, são 77% de escolas públicas e 23% das particulares. Na terceira fase – momento de efetivo ingresso na Universidade – 74% dos candidatos são de escolas públicas e 26% de particulares. “Foi um salto. Estamos atingindo cada vez mais os estudantes da rede pública”, observou.

Fique atento
O candidato deverá apresentar-se no local de realização das provas com no mínimo 30 minutos de antecedência, e aguardar a abertura dos portões de acesso. Em nenhuma hipótese será permitida a entrada de candidato após o fechamento dos portões, previsto para as 13h nos dois dias. É responsabilidade do candidato saber o endereço do local onde deverá realizar as provas, não sendo permitido, em hipótese alguma, fazer a prova em outro local.

É necessário, obrigatoriamente, apresentar, no momento da realização das provas, o documento de identidade oficial original (com foto) e em perfeito estado de conservação. Documentos digitais, como e-título e CNH digital, não serão aceitos para realizar a prova, pois o uso de aparelhos celulares e smartphones é proibido.

O candidato deverá utilizar caneta esferográfica, nas cores azul ou preta fabricada em material transparente e só poderá utilizar no momento da prova o estritamente necessário: caneta transparente, lápis (sem desenhos, marcas ou tabuada) e borracha.

A divulgação do gabarito preliminar das provas de múltipla escolha, para todas as etapas, está prevista ainda para o domingo (9), após as provas.

Detalhes e orientações sobre o processo estão disponíveis na página do PAVE (https://wp.ufpel.edu.br/pave/). A organização do PAVE pode ser contatada pelos telefones (53) 3284-4313 e 3284-4315, ou ainda pelo e-mail [email protected].

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções