Diário da Manhã

sexta, 29 de março de 2024

Notícias

Paz nas Escolas: Prefeitura e Tribunal de Justiça do Estado assinam convênio

Paz nas Escolas: Prefeitura e Tribunal de Justiça do Estado assinam convênio
13 novembro
23:14 2013

Em cerimônia realizada nesta quarta-feira (13/11/2013), no salão nobre da prefeitura, a prefeita em exercício Paula Mascarenhas assinou convênio com o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul visando à instalação e o funcionamento do núcleo de práticas restaurativas na rede escolar do Município. A iniciativa pretende prevenir e tratar a violência ocorrida no ambiente escolar e em seu entorno.

O núcleo de práticas restaurativas prestará atendimento à comunidade junto à comarca de Pelotas com a atividade de conciliação e mediação e por meio de atividades educativas, com palestras e oficinas para difundir a cultura da paz na mediação de conflitos.

“Acreditamos no poder do diálogo e na busca de soluções para que as relações sociais se restabeleçam de forma pacífica e não há nenhum lugar melhor para iniciar esse trabalho do que a escola, onde se pode resgatar e fortificar os valores humanos”, disse Paula, logo após a assinatura do convênio.

Paula também destacou que o governo fará grandes investimentos na educação em Pelotas, com a requalificação das escolas municipais, transformando os espaços em ambientes harmônicos. “Tudo isso para elevar a autoestima das comunidades escolares do nosso Município”, destacou.

Paula destacou “Tudo isso para elevar a autoestima das comunidades escolares do nosso Município” - Foto: Paula Adamoli

Paula destacou “Tudo isso para elevar a autoestima das comunidades escolares do nosso Município” – Foto: Paula Adamoli

Para o coordenador do Centro Judiciário de Solução de Conflitos da Comarca de Pelotas, Marcelo Malizia Cabral, o dia 13 de novembro de 2013 ficará marcado na história da cidade, pois os Poderes Executivo e Judiciário inauguram uma promissora caminhada em prol da construção da paz, uma vez que através do diálogo nos núcleos será traçado uma plano de convivência sem conflitos. “Surge uma nova perspectiva de justiça, um caminho mais democrático”, disse Cabral, ao enfatizar que serão instalados núcleos pilotos em dez escolas com a presença de profissionais qualificados.

Após a assinatura, foram apresentadas as experiências de Porto Alegre e Caxias do Sul, que já atuam com as práticas restaurativas.

Participaram da cerimônia o 1º vice-presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul Guinter Spode; o corregedor Geral da Justiça Orlando Heemann Júnior; o diretor do Foro da Comarca de Pelotas José Antônio Dias Moraes; representando o Ministério Público, o promotor Paulo Charqueiro; representando a Defensoria Pública do Estado Igor Menini; o vice-presidente da OAB – Subseção Pelotas Rafael Orlandi Bareño; o reitor da Universidade Católica de Pelotas José Carlos Bachettini Júnior; o secretário de Educação e Deporto Gilberto Garcias; a secretária de Justiça Social e Segurança Clesis Crochemore; o assessor do programa Boa Escola para Todos Sadi Sapper; o procurador Geral do Município Carlos Francisco Diniz; além de vereadores e da expressiva presença da comunidade escolar.

 

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções