Diário da Manhã

sexta, 19 de abril de 2024

Notícias

PELOS PRIMEIROS PONTOS : Xavante duela com o Cuiabá na Arena Pantanal pela abertura da Série B

07 agosto
08:59 2020

Por: Henrique König

Pode pisar que é terra firme. A barca do Xavante se acostuma a disputar o campeonato da Série B. Nesta sexta-feira, às 19h15, na Arena Pantanal, o time de Hemerson Maria começa a caminhada na segunda divisão nacional diante do Cuiabá. Fora de casa, a esperança de começar pontuando em uma competição bastante equilibrada e incerta. É a quinta participação consecutiva do Rubro-Negro pelotense no torneio desse patamar.

Este ano, por enquanto, os jogos vão sem público por conta da pandemia imposta pelo novo coronavírus. O Brasil, que reúne forças em seus domínios, quando o Bento Freitas se transforma no caldeirão, vai precisar se acostumar aos portões fechados. As viagens longas em um calendário apertado entre as rodadas, sempre passando por Porto Alegre no ir e vir, também preocupam. O Brasil viajou na quarta-feira, chegou em Cuiabá na quinta, fez um rápido trabalho e vai para o duelo desta sexta podendo contar com novidades.

No meio de campo, Hemerson Maria, campeão da competição em 2014 com o Joinville, contratado no intuito de encorpar o Xavante na Série B, pode mudar radicalmente. O jovem Bruno Matias dos Santos, o Bruninho, que pode ser volante ou meio-campista, e o meia Gustavo Cazonatti disputam espaço no setor. O lugar cativo entre os 11, hoje, pertence ao camisa 10 Gegê, que se destaca pela qualidade técnica desde que chegou ao Bento Freitas.

No ataque, Wesley Pacheco, que não vinha aproveitando suas chances, pode perder a posição para Guilherme Dellatorre, que estreou no Bra-Pel entre os reservas. Pelos lados, o ataque tem a opção de começar com Gabriel Poveda ou Jarro.

Na defesa, os novos laterais, Rodrigo Ferreira, emprestado pelo Marcílio Dias, e Alex Ruan, que pertencia ao próprio Cuiabá e não renovou contrato pelo time verde e dourado, seriam surpresas muito grandes se começarem entre os 11. Alex, por enquanto, deve apenas fornecer dicas sobre seu ex-clube para Hemerson Maria aproveitar.

Meia Gegê é uma das poucas certezas para o time titular contra o Cuiabá Foto: Julia Wasieleski / GE Brasil

Meia Gegê é uma das poucas certezas para o time titular contra o Cuiabá
Foto: Julia Wasieleski / GE Brasil

Adversário

O Cuiabá investiu pesado para a Série B do Brasileiro. O time do Centro-Oeste está composto pelo técnico Marcelo Chamusca com jogadores acostumados a jogar a segunda divisão. Um deles é o zagueiro Anderson Conceição, que faz dupla com Everton Sena. Aos 30 anos, Conceição se recuperou de lesão e pode ir para o jogo.

Desfalques certos são o lateral-direito Lenon e o volante Ferrugem, ambos fora por problemas no joelho.

Para o meio de campo, Chamusca tem jogadores interessantes, como Elvis e o conhecido xavante, Rafael Gava. Com a camisa rubro-negra, Gava fez grandes atuações em 2018. No RS, ele também se destacou defendendo o Caxias.

FICHA TÉCNICA: CUIABÁ x BRASIL

CUIABÁ: João Carlos; Hayner, Everton Sena, Anderson Conceição e Romário; Auremir, Rafael Gava e Elvis; Felipe Marques, Yago César e Jenison. Técnico: Chamusca.

BRASIL: Matheus Nogueira; Maicon Silva, Lázaro, Héverton e Mateus Mendes (Bruno Santos); Leandro Leite, Bruninho, Sousa (Simião), Gegê, Jarro (Poveda) e Dellatorre. Técnico: Hemerson Maria.

  • ÁRBITRO: Jonathan Antero, auxiliado por Márcia Caetano e Adenilson Barros (trio da Rondônia).
  • HORÁRIO: 19h15.
  • LOCAL: Arena Pantanal, em Cuiabá (MT).
  • Partida válida pela 1ª rodada da Série B do Brasileiro 2020

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções