Diário da Manhã

quinta, 28 de março de 2024

Notícias

Pelotas discute acessibilidades e políticas públicas universais

25 setembro
18:54 2013
Foto: Vanderlei Porto/Ascom

Foto: Vanderlei Porto/Ascom

Foi aberta na manhã desta quarta-feira (25/9/2013) o 115° Fórum Permanente da Política Pública Estadual para Pessoas com Deficiência e Pessoas com Altas Habilidades no Rio Grande do Sul, em Pelotas, pela diretora-presidente da Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para PPDs e PPAHs no RS (Faders), Marli Conzatti e pela vice-prefeita Paula Mascarenhas.

O evento, promovido pela Faders, com o apoio da Secretaria de Justiça Social e Segurança (SJSS) de Pelotas, segue até 16h, no auditório da Faculdade Anhanguera de Pelotas – avenida Fernando Osório, 1970.

Foto: Vanderlei Porto/Ascom

Foto: Vanderlei Porto/Ascom

Para Paula, é preciso mudar a cultura e dar atenção ao tema, para que haja políticas, avaliar questões técnicas, mas que nunca se perca a sensibilidade para perceber que por trás dos números há pessoas. Em Pelotas, 23% das pessoas declararam ter algum tipo de deficiência no último censo do IBGE. Ela espera que o evento mostre experiências positivas e que estas estimulem novas práticas.

Marli diz que ainda há muito para mudar nesta cultura, já que alguns prefeitos ainda insistem em dizer que no seu município não há nenhuma pessoa com deficiência. Relatórios estimam que 10% da população mundial tenha algum tipo de deficiência, e ações precisam ser transversais, ou seja, todas as áreas devem prever ações que visem a inclusão. Ela afirma que dar exemplo também é educar, e ao adotar uma política percebendo a importância da inclusão, começa-se a mudar a cultura da sociedade e a buscar a acessibilidade universal.

 

Fonte:Ascom

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções