Diário da Manhã

quinta, 28 de março de 2024

Notícias

Pelotas e Rio Grande se unem em busca de novas oportunidades

27 março
14:44 2014

Desde o dia 25 de março até 3 de abril de 2014, os municípios de Pelotas e Rio Grande, juntamente com o Governo do Estado do Rio Grande do Sul e a Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul  (Fiergs), integram uma missão empresarial, em Portugal (Aveiro e Lisboa) e Espanha (Bilbao), que além de promover o intercâmbio cultural, pretende atrair novos investimentos ao Parque Tecnológico de Pelotas e ao Oceantec de Rio Grande.

A parceria irá promover a troca de experiências além de atrair investimentos exteriores

A parceria irá promover a troca de experiências além de atrair investimentos exteriores

Nessa terça-feira (25/03/2014), na Universidade de Aveiro, em Portugal, durante o primeiro dia de reuniões, a comitiva apresentou o projeto do Pelotas Parque Tecnológico com o objetivo de atrair modelos já em ação, a exemplo do modelo português do Parque Científico e Tecnológico, e novos acordos de cooperação. O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Fernando Estima, afirma que o resultado da reunião foi positivo, já que a cidade de Aveiro manifestou interesse em agir nos parques tecnológicos brasileiros. O Pelotas Parque Tecnológico que já está em construção e deve ser concluído nos próximos sete meses. É uma iniciativa da Prefeitura de Pelotas com as cinco instituições de ensino do Município e irá reunir oito empresas consolidadas e 19 incubadas.

Estima garantiu ainda a participação da Associação dos Produtores de Ovos Moles de Aveiro (APOMA) na 22ª Fenadoce, que acontece de 04 a 22 de junho. Os ovos moles de Aveiro são obtidos pela junção da gema de ovo cru a uma calda de açúcar, seguindo o modo de preparo tradicional e, recentemente, a APOMA desenvolveu uma nova técnica de congelamento que permite a exportação do produto.

Com relação ao Polo Naval, Estima, juntamente com o secretário de Município de Desenvolvimento, Inovação, Emprego e Renda de Rio Grande, Jordano dos Santos Marques, relatam que Pelotas e Rio Grande buscam atrair empresas da construção naval e sistemistas, que possam se utilizar do canal São Gonçalo e também do Polo Naval riograndino.

“Pelotas e Rio Grande estão juntas em uma ação inédita, buscando oportunidades que futuramente trarão frutos concretos aos municípios”, salientou Estima, ao destacar que o país vive um momento econômico positivo e que este cenário torna o Brasil uma ótima opção para atração desses investimentos. “Por isso estamos trabalhando para promover os nossos potenciais”, finalizou.

O grupo participou também da abertura da Feira de Março, realizada desde 1434 na cidade-irmã de Pelotas – Aveiro-, que tem como objetivo promover o desenvolvimento econômico e o potencial turístico do Distrito.

Ainda hoje, o grupo se dirige a Bilbao na Espanha, em busca de parcerias para a pesquisa e desenvolvimento tecnológico e a atração de investimentos, em especial para o setor da indústria oceânica e para os parques de energia eólica.

Comentários ()

Seções