Diário da Manhã

quinta, 28 de março de 2024

Notícias

Pelotas E-você: sua ideia pode fazer a diferença

30 setembro
17:35 2014

Prorrogado para 12 de outubro o prazo para envio de propostas ao desafio “Como aproximar adolescentes e jovens da UBS?”

Uma das maiores dificuldades das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Pelotas é a baixa adesão de adolescentes e jovens. Poucos têm o hábito de fazer o acompanhamento periódico e preventivo de saúde – principal função da UBS. Poucos se envolvem com os serviços de saúde prestados à comunidade. Querendo mudar esta realidade, a prefeitura lançou, em 19 de agosto, um desafio para ouvir a própria comunidade: Como aproximar adolescentes e jovens da UBS?

Qualquer pessoa da comunidade (menores devem ter um responsável) pode participar apresentando sugestões para tornar o espaço/serviço mais atraente para estas faixas etárias ou que possa despertar o interesse deles para que se envolvam como multiplicadores dos serviços prestados ou com as atividades da UBS.

As propostas (cada pessoa pode enviar quantas quiser) podem ser cadastradas no site www.pelotasevoce.net até o dia 12 de outubro – o prazo foi prorrogado. No site estão disponíveis o regulamento, perguntas frequentes e e-mail de contato com a equipe organizadora da plataforma.

Até agora foram registradas 34 propostas, dos mais variados tipos – relacionadas a informações, palestras, apoio psicológico, esportes, dança, teatro, games virtuais, Wi-Fi, distribuição de preservativos, conforto na sala de espera, horta comunitária, troca de livros, agendamento de fichas online, etc.

As propostas serão avaliadas por uma comissão, que decidirá sobre sua viabilidade técnica e financeira – além de ser boa, a ideia precisa ser realizável, ou seja, a prefeitura precisa ter condições de colocá-la em prática. As melhores propostas (até cinco) entrarão em votação no site. O resultado sai em outubro e a proposta vencedora será implantada na UBS-protótipo de Pelotas para testes e avaliação, a partir de novembro.

O passo-a-passo da execução da solução escolhida para o desafio (proposta vencedora) será divulgado em um blog. Se a experiência der certo, a mesma ideia será expandida a toda rede municipal, a partir do ano que vem.

A prefeitura de Pelotas considera fundamental que a participação cidadã seja motivada pela vontade de contribuir para a melhoria dos serviços públicos de sua cidade ao invés de algum prêmio ou benefício. Por isso, não haverá nenhum tipo de prêmio material ao autor da proposta vencedora, mas um certificado de reconhecimento, entregue pelo prefeito Eduardo Leite em cerimônia a se realizar, em outubro, no Paço Municipal.

A plataforma

O Pelotas E-Você é um projeto de Inovação Aberta (Open Innovation) para serviços públicos que permite que centenas de pessoas participem, de forma colaborativa, da solução de um desafio importante para toda a comunidade. O projeto resulta de uma parceria entre a prefeitura de Pelotas, Instituto Tellus e Comunitas e busca aproximar o cidadão das decisões que afetam a todos.

Comentários ()

Seções