Diário da Manhã

sexta, 29 de março de 2024

Notícias

Pelotas participa de capacitação da Defesa Civil

Pelotas participa de capacitação da Defesa Civil
20 março
08:27 2017

Representantes da Comissão Municipal de Defesa Civil (Comdec) de Pelotas participaram da capacitação oferecida pela Defesa Civil do Estado, na última quarta-feira  em Jaguarão, junto com outros 26 municípios da região.

O curso abordou temas como o cartão de Defesa Civil, decretos de situação de emergência e estado de calamidade pública, prestação de contas e elaboração do plano detalhado de resposta e, principalmente a Nota de Instrução 002/2016, do Governo Federal, que estabelece novos procedimentos em relação às atividades de Defesa Civil.

Com as capacitações a coordenação estadual pretende preparar os integrantes das defesas civis municipais para agir cada vez mais na prevenção e minimizar as consequências de eventos naturais. Para o coordenador da Defesa Civil de Pelotas, Paulo Santos, o Município já vem intensificando ações na prevenção, com a limpeza sistemática de canais de drenagem, retirada de lixo para evitar alagamentos, mapeamento das áreas de risco, com a identificação de moradores e vulnerabilidades e a remoção de famílias dessas áreas.

No evento também foi discutida a reativação do colegiado de Defesa Civil, dentro da Azonasul, que tem como objetivo a ajuda mútua em casos de calamidade. Também participaram do curso, os integrantes dos núcleos de Defesa Civil de Pelotas, Luiz Fernando Bizarro, José Luis Barcellos e Vladimir Torma.

 

 

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções