Diário da Manhã

terça, 23 de abril de 2024

Notícias

Pelotas participa de reunião do Fórum de Agricultura Familiar

Pelotas participa de reunião do Fórum de Agricultura Familiar
13 agosto
09:10 2020

Nesta semana, novos debates sobre a área primária foram realizados no encontro virtual do Fórum de Agricultura Familiar. Pelotas, suplente da coordenação, participou por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). Entre os temas, o histórico do Fórum, a apresentação do projeto Inovasocial e o depoimento de agricultores.

O Fórum tem a participação de 23 municípios da região e é um espaço de discussões e implementação de ações voltadas ao desenvolvimento sustentável do território rural Sul do Rio Grande do Sul. Diversas entidades e organizações da sociedade civil e dos poderes públicos municipal, estadual e federal, representativas da agricultura familiar, assentamentos de reforma agrária, pesca artesanal e movimentos sociais compõem o órgão.

“Apesar do momento de dificuldades, como o distanciamento social imposto pela pandemia do coronavírus, o Fórum continua com sua programação e se constitui, cada vez mais, num organismo importante para a agricultura familiar, por ser um instrumento de debates, refletindo nos contextos econômico e social”, observa o secretário de Desenvolvimento Rural, Jair Seidel.

OBJETIVOS

O Fórum tem como objetivos promover soluções conjuntas, a partir da realidade local, para implementar o desenvolvimento sustentável do território; apoiar políticas públicas estruturantes para a agricultura familiar; e encaminhar as propostas discutidas e aprovadas às esferas competentes.

Para o secretário Jair Seidel, o órgão transcende a agricultura familiar, por envolver todos os segmentos vinculados à cadeia produtiva e ao agronegócio.

Palestraram o professor e coordenador de Extensão e Desenvolvimento Social da Universidade Federal de Pelotas, Felipe Herrman; a analista na Estação Experimental Cascata/Embrapa Clima Temperado, Rosângela Costa Alves; e o pesquisador na Estação Experimental Cascata/Embrapa Clima Temperado, Gilberto Beviláqua; e agricultores.

 

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções