Diário da Manhã

quinta, 25 de abril de 2024

Notícias

Pelotas receberá Caravana da Inclusão neste sábado

12 setembro
12:50 2013

No próximo sábado (14/09/2013), Pelotas receberá a Caravana da Inclusão, que integra o Programa RS Mais Igual, do Governo do Estado.

Pelotas recebe no Sábado a “Caravana da Inclusão” – Foto: Ascom

A prefeitura participará da ação, que ocorrerá na EMEF Francisco Carúccio (Cohab Pestano), a partir das 13h30, com a prestação de serviços das secretarias municipais.

Representantes das pastas envolvidas no evento (Secult, Smed, SJSS, SMS, SMO, SQA, SGMU, Procon, Sanep e SDR) se reuniram com a representante da Casa Civil do RS, Iandara Costa, na tarde de ontem (10/09/2013), no Salão Nobre do Paço Municipal, quando foram definidas as atividades que serão desenvolvidas na Caravana.

O evento que reunirá diversas atividades e prestações de serviços tem o objetivo de apresentar os novos critérios da transferência de renda do RS Mais Igual à comunidade. O Governo do Estado passará a garantir uma renda per capita de R$ 100,00 por mês para todas as famílias gaúchas com crianças de 0 a 6 anos, desde que integrem o Cadastro Único e o Bolsa Família, do Governo Federal.

O Programa tem a missão de percorrer as regiões do Estado com maior concentração de pessoas que vivem na pobreza extrema para levar a elas os serviços públicos e promover a sua autonomia financeira e social, por meio da profissionalização e encaminhamento ao emprego.

Em Pelotas, são 2.145 famílias cadastradas na Secretaria de Justiça Social e Segurança (SJSS) que recebem o Bolsa Família e deverão comparecer à Caravana da Inclusão, para saber detalhes sobre a sua situação pessoal e dos demais membros de sua família: quanto a mais terá direito a receber, a que condicionalidades está atrelado o direito ao benefício do Estado, etc.

O programa RS Mais Igual atua em três eixos: na complementação do Bolsa Família; na inclusão produtiva (com cursos profissionalizantes); e na divulgação dos serviços públicos disponíveis às famílias que se enquadram neste perfil.

Conforme Iandara, além de Pelotas, também participarão da Caravana os municípios de Pinheiro Machado, Morro Redondo, Pedro Osório, Cerrito, Amaral Ferrador, São Lourenço do Sul, Turuçu, Arroio do Padre, Arroio Grande, Canguçu e Capão do Leão.

A Caravana

Sob a coordenação da Casa Civil, a Caravana da Inclusão está percorrendo o Estado para apresentar aos beneficiários do Bolsa Família os novos critérios da transferência de renda do RS Mais Igual. Desde abril, já foram incluídas mais de 23 mil famílias, através das Caravanas regionais realizadas nos municípios de Novo Hamburgo, Canoas, Bagé, Santo Ângelo, Ijuí, Guaíba, Viamão e Rio Grande.

 

 

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções