Diário da Manhã

sexta, 19 de abril de 2024

Notícias

Pelotas se mantém em bandeira laranja em Distanciamento Controlado

29 junho
09:08 2020

Pelotas se mantém em mais uma semana de bandeira laranja no Distanciamento Controlado do Governo do Estado. Divulgação preliminar nesta sexta-feira (26) aponta que na oitava semana do modelo, com vigência entre os dias 30 de junho e 6 de julho, região segue com risco médio para o novo coronavírus.

A atualização é a primeira depois das mudanças feitas pelo governo estadual, quanto à contestação da bandeira. Prefeitos e associações de municípios – no caso de Pelotas, a Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul) – podem contestar o risco até as 8h de domingo (28). Após análise das possíveis contestações pelo Comitê de Crise do Estado, será divulgada a bandeira definitiva na segunda-feira (29), a qual valerá a partir da terça-feira (30).
Outras regiões
Rio Grande do Sul passa a ter nove regiões com bandeira vermelha nesta rodada, sendo elas Porto Alegre, Capão da Canoa, Novo Hamburgo e Canoas – que já estão desde a sétima semana do Distanciamento – somando Caxias do Sul, Erechim, Palmeira das Missões, Passo Fundo e Santo Ângelo.
Os quatro primeiros municípios citados e Caxias do Sul devem seguir a regra do decreto estadual que diz que, se fossem classificadas na bandeira final vermelha por dois períodos consecutivos ou alternados dentro do prazo de 21 dias (o caso de Caxias do Sul), só poderão ser reclassificadas para bandeira menos restritiva depois de preencherem os requisitos para a reclassificação por, ao menos, dois períodos consecutivos.
Ainda segundo o decreto estadual, é permitido que municípios sob bandeira vermelha sem registro de hospitalização e óbito por Covid-19 de algum morador nos últimos 14 dias e que mantenham a rigor a atualização dos registros nos sistemas oficiais poderão adotar, por meio de regulamento próprio, protocolos para as atividades em bandeira laranja.
Assim como a região de Pelotas, as de Santa Maria, Uruguaiana, Cruz Alta, Ijuí, Santa Rosa, Cachoeira do Sul, Santa Cruz do Sul e Lajeado estão em bandeira laranja. Apenas as regiões de Taquara e Bagé estão em bandeira amarela.
mapa distanciamento

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções