Diário da Manhã

terça, 16 de abril de 2024

Notícias

Pelotas terá campanha de cadastramento de doadores de medula óssea nesta quinta-feira

18 dezembro
17:50 2019

Dentro das atividades da Semana de Mobilização Nacional para Doação de Medula Óssea, que acontece até o próximo dia 21 de dezembro, o Instituto Pietro – Doe Medula em parceira com o Hemocentro Regional de Pelotas, promove nesta quinta-feira (19), ação de conscientização e cadastro de novos possíveis doadores de medula, em Pelotas. A atividade, que contará com o presidente do IPietro e autor da Lei federal que instituiu a Semana, ex-deputado federal Beto Albuquerque, inicia a partir das 14h, no salão paroquial da Igreja Sagrado Coração de Jesus – Rua Gomes Carneiro, 1302.

Na oportunidade, Beto Albuquerque fará uma palestra sobre a doação de medula óssea, cadastros e transplantes. Logo após, estará à disposição da imprensa no local.

SAIBA MAIS:
Atualmente, quase 5 milhões de pessoas estão cadastradas no país como doadores, mas é um número inferior à demanda. Para ser doador, basta procurar o hemocentro mais próximo, ter entre 18 e 55 anos e estar em bom estado de saúde. É necessário levar documento de identidade oficial com foto e preencher um formulário. No ato do cadastro, são coletados cinco mililitros de sangue para análise do código genético de compatibilidade, chamado de HLA (histocompatibilidade). O resultado do exame fica armazenado no Redome.

Instituto Pietro

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções