Diário da Manhã

quinta, 18 de abril de 2024

Notícias

Pelotas terá Centro de Apoio às Famílias de Doadores de Órgãos

14 maio
16:21 2014

Pelotas passará a contar, em breve, com um centro de apoio psicológico voltado aos familiares de doadores de órgãos e tecidos. Em reunião ocorrida na manhã desta terça-feira (13/05/2014), no gabinete da secretária de Saúde Arita Bergmann, representantes da Central de Transplantes do Estado lançaram a proposta que foi prontamente aceita pela gestora municipal.

“Muitos pais que perdem os filhos ou filhas, que perdem os pais ou outros familiares de forma violenta precisam de ajuda para atravessar esses momentos tão difíceis, após o ato da doação dos órgãos. O Centro contará com profissionais preparados para prestar esse apoio”, destacou a secretária.

Na reunião ficou acordado que a Secretaria de Saúde (SMS) formará uma comissão para estruturar o Centro, composta por representantes das duas universidades que tem comissões de captação de órgãos e tecidos – UFPel e UCPel -, da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT), de ambulatórios de psicologia, da área de saúde mental da SMS e da Aliança Brasileira pela Doação de Órgãos e Tecidos (Adote), que tem sede em Pelotas. A primeira reunião da comissão deve ocorrer na última semana de maio. O Estado ficará encarregado de capacitar as equipes.

Participaram da reunião com Arita: Naida Machado, Maria Marta Leivias e Lúcia Maria Bacres Tonon, da Central de Transplantes; Daiane Nickel, da Adote; da Saúde Mental SMS a gerente Cynthia Yurgel e Lúcia Elena da Silveira Oleiro; e a gerente de Controle e Avaliação, Luciene Smiths Primo.
Lista de espera no RS:
*971 pessoas aguardam por um rim
*147 aguardam por um fígado
*114 aguardam por córneas
*58 aguardam por doação de pulmão
*15 aguardam por um coração.

Comentários ()

Seções