Diário da Manhã

sexta, 19 de abril de 2024

Notícias

 Mais recentes

Perícias: Redução de tempo na emissão de laudos

26 janeiro
09:52 2015
NOVO diretor do IGP

NOVO diretor do IGP, Cleber Muller

A agilização da emissão dos laudos periciais e a atuação integrada na segurança pública pautaram a primeira reunião de trabalho coordenada pelo secretário Wantuir Jacini com os diretores dos órgãos vinculados. No encontro com os titulares da Polícia Civil, Brigada Militar, Superintendência dos Serviços Penitenciários e Instituto-Geral de Perícias conheceram as principais diretrizes da nova administração da Secretaria.

Segundo Jacini, a criminalidade possui feições semelhantes em todos os lugares, tanto no crime organizado quanto no não organizado. “O que difere é a forma como a segurança pública é gerida”, frisou.

O secretário reforçou que os investimentos terão foco no uso da tecnologia e as ações priorizarão as localidades com os mais altos índices de criminalidade. “Um banco de dados estruturado é a base para que desenvolvamos um projeto que atenda às demandas da população. Temos que transformar a inteligência artificial em conhecimento. Sabemos onde o crime ocorre, mas também é necessário compreender toda a sua dinâmica”, acrescentou.

FORÇA TAREFA – O IGP já deu início a uma força tarefa com o objetivo de reduzir o passivo de perícias em andamento. Cerca de 20 mil laudos estão represados no Departamento de Criminalística (DC) e a direção geral do órgão decidiu pela concentração de todos os esforços na redução da demanda em atraso.

O secretário Wantuir Jacini salientou que a sintonia entre Polícia Civil e o IGP será fundamental para o sucesso deste esforço concentrado. “Cada órgão manterá as suas atribuições, mas com foco no trabalho em conjunto e na redução do número de laudos em atraso”, afirmou.

Para o diretor-geral do IGP, Cleber Muller, a sociedade precisa de uma resposta dos órgãos de Segurança Pública, especialmente no âmbito dos crimes contra a vida e contra o patrimônio. “Todos sabem das nossas dificuldades em relação ao efetivo; desde 2008 não se realiza um concurso público. Tendo em vista situação financeira do Estado, em curto prazo, isso não será possível. Assim, vamos nos mobilizar e produzir mais com os recursos que dispomos”.

O setor considerado mais complexo é o de balística, devido ao grande número de armas para identificação, classificação e testes, bem como a grande demanda de exames de munição e comparativos. Muller determinou que as instalações do DC sejam ocupadas imediatamente também por servidores deslocados de outros departamentos, dando início efetivo à execução do projeto. A meta estabelecida é de reduzir em 20% a demanda reprimida de perícias inconclusas.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções