Diário da Manhã

quinta, 18 de abril de 2024

Notícias

PERSONAGEM DA VITÓRIA : Esse Papa não perdoa

29 setembro
09:03 2016

Atacante volta a marcar, depois de seis meses e uma cirurgia, e considera jogo com o Ceará como um recomeço

Gustavo Papa teve nesta terça-feira, contra o Ceará, sua primeira oportunidade de começar uma partida no time do Brasil no Campeonato Brasileiro da Série B. Ele se aproveitou de dois pênaltis para marcar os dois gols, que resultaram na vitória de 2 a 1 no Bento Freitas. Um resultado que permitiu o retorno do Xavante ao G-4 da competição, ocupando a terceira colocação, com 44 pontos. Foi também reaparecimento do carismático atacante rubro-negro.

“Esse jogo para mim representou um recomeço, três meses depois da cirurgia das hérnias inguinais (uma de cada lado). A gente fica pensando se vai conseguir voltar a jogar. Eu vinha treinando bastante, esperando minha chance. Então foi um recomeço”, diz o jogador, que foi operado em junho e ficou mais de um mês fora das atividades normais de treino.

Gustavo Papa reapareceu no time do Brasil contra o Ceará e marcou os dois gols da vitória por 2 a 1 Foto: Assessoria do GEB

Gustavo Papa reapareceu no time do Brasil contra o Ceará e marcou os dois gols da vitória por 2 a 1
Foto: Assessoria do GEB

GOLS – Papa não marcava gol em partida oficial há seis meses. A última vez que tinha colocado a bola na rede do adversário foi diante do Novo Hamburgo – dia 21 de março em jogo da 10ª rodada da fase classificatória do Campeonato Gaúcho. E também cobrando pênalti – perna esquerda e no canto esquerdo do goleiro (exatamente como ocorreu na partida de terça-feira). Antes, o centroavante fez o segundo gol da vitória de 2 a 1 contra o São Paulo em Rio Grande – seus dois gols anteriores aos de terça nesta temporada.

Ao marcar o primeiro gol diante do Ceará, Gustavo Papa homenageou a esposa Silvana, que estava no estádio, com os filhos Davi (12 anos) e Helena (seis meses). É na família que o atacante encontra apoio para enfrentar os percalços na carreira – antes da cirurgia de hérnias inguinais, houve duas lesões no joelho e longo processo de recuperação.

ACESSO – Com a primeira meta, que é a permanência na Série B, assegurada praticamente, o acesso à Série A já permitido falar no Bento Freitas. “Nós sabíamos do nosso potencial, mas nosso primeiro objetivo é seguir na Série B, o que está muito próximo de ser confirmado. Agora, podemos pensar em algo maior. A gente sempre pensa em acesso. O momento do Brasil é grandioso”, afirma Papa.

Gustavo Papa continua sendo uma das mais importantes opções no elenco do Brasil: vocação para o gol, liderança e exímio cabeceador, que contribui muito na bola aérea defensiva. Virtudes repetidas na partida de terça-feira.

Papa: alto índice de acertos é consequência da segurança e de treino

Papa: alto índice de acertos é consequência da segurança e de treino

Não erra pênalti

A frieza na cobrança dos pênaltis – inclusive, repetindo o canto na partida de terça-feira – é marca registrada de Gustavo Papa. Neste ano, ele bateu cinco pênaltis, contando os dois nas decisões de jogos do torneio amistoso realizado em Veranópolis. Esse aproveitamento é observado também ao longo da carreira. “Só perdi um pênalti. Foi em 2011, quando jogava pelo Novo Hamburgo, contra o Inter de Santa Maria”, conta.

Papa dá a receita para aproveitar as cobranças de pênalti. “Tem que ter segurança, escolhendo o canto antes. Quem fica indeciso e tenta mudar na hora do chute, aumenta a probabilidade de erro. O treinamento também é importante. A gente treina sempre antes dos jogos”, completa.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções