Diário da Manhã

quinta, 28 de março de 2024

Notícias

Pesquisa aponta que mais de 50% das escolas particulares do RS estão oferecendo descontos durante a pandemia

Pesquisa aponta que mais de 50% das escolas particulares do RS estão oferecendo descontos durante a pandemia
28 abril
09:10 2020

Levantamento com 120 instituições mostrou que há oferta de descontos individuais de acordo com a necessidade de cada família

A crise econômica gerada pela pandemia do coronavírus tem levado muitas instituições de ensino privado do Rio Grande do Sul a ofertarem descontos individuais às famílias com dificuldade financeira. É o que mostra pesquisa do Sindicato do Ensino Privado do Rio Grande do Sul (SINEPE/RS) realizada com 120 escolas de diferentes regionais do Estado. Segundo o levantamento, 50,4% das instituições já concederam algum percentual de desconto nas mensalidades e 26,7% afirmam que ainda pretendem conceder.

O presidente do SINEPE/RS, Bruno Eizerik, informa que a concessão dos descontos deve levar em conta as dificuldades financeiras da família para efetuar o pagamento, como perda de renda, por exemplo, em função da pandemia. “Cada instituição dá o percentual que é possível, dentro das suas possibilidades, a partir da comprovação da perda da renda. O mais importante é ressaltar que as escolas estão abertas ao diálogo para encontrar a melhor alternativa para todos”, afirma. Ele lembra que as instituições seguem com o ano letivo por meio das atividades domiciliares, portanto, os principais custos como a folha de pagamento, seguem mantidos. O que não está sendo gasto, como água, luz e material de limpeza, representa 3% do custo total das escolas.

A pesquisa também mostrou que 10,7%  das escolas já ofereceram descontos de forma coletiva. O SINEPE/RS, desde o início da pandemia, sustentou uma posição de não concessão de descontos coletivos, pois entende que as instituições estão tendo novos custos nesse momento e terão custos extras daqui alguns meses (como recuperação de aulas) ainda não mensuráveis. “Mas, respeitamos as instituições que estão seguindo uma política diferente, a partir da sua realidade, suas condições financeiras e situação financeira da sua comunidade escolar. Apenas, orientamos que esses descontos sejam feitos de forma responsável para não comprometer a situação financeira em médio prazo, bem como a demissão de professores e técnicos”, ressalta o presidente.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções