Diário da Manhã

sexta, 29 de março de 2024

Notícias

 Mais recentes

Pesquisa da UFPel estima que 53 mil habitantes do RS já tenha contraído coronavírus

Pesquisa da UFPel estima que 53 mil habitantes do RS já tenha contraído coronavírus
01 julho
16:16 2020

Resultados mais recentes da pesquisa Epicovid19-RS apontam aumento da proporção de pessoas com anticorpos para o coronavírus no estado, passando de 0,18% para 0,47% no período de um mês entre as coletas realizadas nas últimas semanas de maio de junho. Os dados da quinta etapa estimam que mais de 53 mil pessoas (de 32.891 a 81.059, pela margem de erro da pesquisa) têm ou já tiveram o vírus na população gaúcha, o que corresponde a um caso real de pessoa infectada pela Covid-19 para cada 214 habitantes.

A análise da evolução do coronavírus no Rio Grande do Sul revela que o número de pessoas que já foram infectadas é hoje, em média, cerca de dez vezes maior em comparação com o encontrado no primeiro levantamento da pesquisa, conduzido entre 11 e 13 de abril. Já a relação entre número de casos estimados pelo estudo e o de casos notificados, que era de oito vezes, caiu para duas vezes entre a primeira e a quinta etapas.

As equipes de entrevistadores realizaram, neste último fim de semana, 4,5 mil entrevistas e testes em nove cidades. Desse total, 21 apresentaram resultado positivo. Quatro foram em Caxias do Sul. Passo Fundo, Ijuí, Uruguaiana e Santa Cruz do Sul tiverem três testes positivos, em cada cidade; Porto Alegre e Canoas, dois testes positivos cada, e Pelotas, um teste positivo.

A letalidade baseada no total de casos é de 1,1%, com uma relação de 559 mortes para cada 53.094 casos, e de 2,2%, se considerados apenas os casos notificados, com 559 mortes para 25.243.

O estudo levanta, também, os sintomas mais frequentes da Covid-19. Entre os sintomas relatados pelas pessoas que contraíram o vírus, tosse (45%), dor de garganta (35%), e alteração do olfato e paladar (30%) foram os mais comuns, seguidos de dificuldade para respirar (25%), febre (20%) e diarreia (10%).

Em relação ao isolamento social, o estudo mostra que cerca de um terço da população sai de casa diariamente, com acréscimo de 1,2 ponto percentual em relação à fase anterior da pesquisa. Já o percentual de pessoas que nunca saem de casa diminuiu 1,8 ponto percentual em relação à fase anterior, variando de 14,5 para 12,7%.

O cronograma da pesquisa prevê mais três etapas: a sexta deve acontecer de 25 a 27 de julho; a sétima, de 22 a 24 de agosto, e a oitava, de 26 a 28 de setembro.

O EPICOVID19 é coordenado pela Universidade Federal de Pelotas e pelo Governo do Estado Rio Grande do Sul. O objetivo do estudo é estimar o percentual de gaúchos infectados pela Covid-19; avaliar a velocidade de expansão da infecção; fornecer indicadores precisos para cálculos da letalidade e determinar o percentual de infecções assintomáticas ou subclínicas. O estudo conta com financiamento do Instituto Serrapilheira, Unimed Porto Alegre e Instituto Cultural Floresta.

 

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções