Diário da Manhã

quinta, 28 de março de 2024

Notícias

PESQUISA FECOMÉRCIO : Pessimismo se aprofunda entre os empresários

23 setembro
10:22 2015

O Índice de Confiança do Empresário do Comércio do Rio Grande do Sul (ICEC-RS) registrou queda de 27,4% em agosto em relação ao mesmo período do ano passado, aos 80,7 pontos.

Na média de 12 meses, o indicador caiu de 95,0 pontos em julho/2015 para 92,5 pontos em agosto/2015. Com o resultado de agosto, o indicador fecha oito meses consecutivos com posições negativas.

Os dados evidenciam um agravamento na tendência de redução da confiança dos empresários do comércio em relação ao cenário econômico do Brasil. O pessimismo está disseminado em todos os componentes avaliados, mas está mais acentuado quando se refere à percepção dos empresários em relação à economia brasileira, especialmente em função da combinação de fatores como inflação alta, aumento de juros e atividade econômica em queda.

Os dados de agosto que medem as condições atuais (ICAEC) e refletem a percepção do empresário quanto ao momento presente da economia brasileira, do setor e da própria empresa registrou em agosto/2015 43,5 pontos, redução de 47,8% em relação ao mesmo mês de 2014 e de 5,3% na comparação com julho/2015.

COMÉRCIO local também enfrenta queda nas vendas

COMÉRCIO local também enfrenta queda nas vendas

“O pessimismo está generalizado em todos os aspectos da pesquisa, mas se mostra mais acentuado na percepção dos empresários do comércio em relação à situação atual da economia do País”, afirma o presidente da Fecomércio-RS, Luiz Carlos Bohn. O indicador atingiu 22,3 pontos em agosto/2015, uma queda significativa em relação ao mesmo período do ano passado (-66,4%)

Os outros componentes desse mesmo indicador – percepção quanto ao comércio e à própria empresa – também apresentaram quedas intensas em relação a agosto/2014, com recuo de 45,0% e de 37,9%, respectivamente.

O índice de expectativas quanto ao futuro (IEEC) atingiu 114,9 pontos em agosto/2015, redução de 20,4% na comparação com o mesmo período do ano passado e de 1,7% sobre o mês anterior. O comportamento do índice foi motivado pela forte deterioração das expectativas em relação à economia brasileira, cujo indicador registrou queda de 28,4%, mantendo-se em 93,5 pontos.

No que se refere aos investimentos do empresário do comércio (IIEC), o indicador atingiu 83,7 pontos em agosto/2015, redução de 20,8% na comparação com o mesmo mês de 2014 e recuo de 1,2% sobre julho passado. Em relação ao mesmo período do ano passado, foram determinantes para a queda do indicador as reduções das perspectivas de contratação de funcionários (-29,2%) e de realização de investimentos (-28,6%), que permanece em nível pessimista deste agosto do ano passado.

O indicador de percepção em relação à adequação do nível de estoques, por sua vez, teve recuo de 3,6%, em patamar pessimista. “Devemos destacar que, apesar da percepção extremamente pessimista em relação às condições atuais, os empresários do comércio continuam com expectativas otimistas, acreditando, principalmente, no futuro de suas empresas. Isso é fundamental para seguir trabalhando com afinco nesse momento de crise”, destacou o presidente da Fecomércio-RS.

Comentários ()

Seções