Diário da Manhã

quinta, 28 de março de 2024

Notícias

Pesquisa que mede a confiança dos empresários do comércio apresenta elevação, divulga Fecomércio-RS

11 novembro
17:11 2013

A pesquisa da Fecomércio-RS que mede mensalmente o Índice de Confiança do Empresário do Comércio do RS (Icec-RS) registrou 122,0 pontos em outubro, uma elevação de 6,5% em relação ao mês anterior. Nessa comparação, todos seus componentes apresentaram elevação: condições atuais (7,9%), expectativas para o futuro (5,5%) e de investimentos (4,0%).

Conforme os resultados divulgados nesta segunda-feira (11), parte dessa elevação pode ser atribuída à sazonalidade relacionada à aproximação do final do ano. “No entanto, uma parcela do crescimento representa a continuidade da recuperação da confiança dos empresários do comércio observada nos últimos meses, após as manifestações de rua ocorridas em junho”, acredita o presidente do Sistema Fecomércio-RS, Zildo De Marchi.

O indicador de condições atuais (ICAEC) atingiu 93,0 pontos, apresentando elevação de 7,9% na comparação com o mês anterior e queda de 4,9% em relação ao mesmo período do ano passado.

Já o indicador de expectativas quanto ao futuro (IEEC) registrou elevação (5,5%) em relação ao mês anterior, atingindo 156,4 pontos em outubro. Na comparação com o mesmo mês do ano passado, o indicador apresenta queda sutil (-0,4%). O indicador referente aos investimentos do empresário do comércio (IIEC) apresentou elevação de 4,0%, em relação ao mês anterior, atingindo 116,6 pontos em out/13. Na comparação com o mesmo mês de 2012, a elevação foi de 1,9%.

Comentários ()

Seções