Diário da Manhã

quinta, 25 de abril de 2024

Notícias

Pilates ajuda a eliminar o estresse

Pilates ajuda a eliminar o estresse
16 outubro
15:09 2018

A pratica do Pilates só faz bem. São tantos os benefícios que fica difícil abandonar o exercício

Do aumento do condicionamento físico, passando pelo equilíbrio corporal e postural, o Pilates proporciona bem-estar e ajuda a combater o estresse, doença que atinge grande parte da população que vive na agitação das grandes cidades. Um dos principais pontos trabalhados no Pilates é a respiração e, quando realizada corretamente, ela pode ser a cura do estresse.

A maioria das pessoas não se preocupa com a forma correta da respiração e o grande diferencial é trabalha-la corretamente, corrigindo o aluno quando necessário. Uma respiração correta pode promover bons resultados contra o estresse e a ansiedade, pois melhora a oxigenação sanguínea e contribui para o relaxamento dos músculos. Com isso, a pratica do Pilates, unindo os exercícios e a respiração, elimina a tensão, graças à redução dos níveis de cortisol no sangue, hormônio que é produzido em excesso em casos de estresse.

Através do método é possível eliminar as desagradáveis sensações que o estresse proporciona como irritabilidade, dores de cabeça, ansiedade, sensação de cansaço, falta de sono e atenção, obtendo melhoras significativas no quadro de um paciente que foi detectado com estresse. E o melhor, em muitos casos, é possível até dispensar o uso de medicamentos, para aqueles que fazem uso.

Por Fernanda Affonso, fisioterapeuta e professora de Pilates em Ribeirão Preto (SP)

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções