Diário da Manhã

sábado, 20 de abril de 2024

Notícias

PIQUENIQUE CULTURAL : Pelotas no mapa de shows do Dia da Música

PIQUENIQUE CULTURAL :  Pelotas no mapa de shows do Dia da Música
21 junho
08:29 2017

Sábado das 13h às 22h, edição especial do “Piquenique Cultural”, que estará integrado ao festival nacional “Dia da Música”

Por Carlos Cogoy

Em outubro o Piquenique Cultural completará sete anos. A proposta, que iniciou em 2010, está chegando a 38ª edição. No sábado, programação especial. De acordo com Aline Maciel, que coordena o Piquenique, Pelotas estará integrada aos cem palcos, com quatrocentos shows, que marcarão o Dia da Música no País. Conforme explica, a iniciativa está inspirada no projeto “Fête de la Musique”, realizado na França há mais de trinta anos. No Brasil, sábado será de shows em 22 Estados. E Pelotas, enfatiza Aline, será a única cidade da região sul do Estado.  Na programação, shows terão início às 14h. E serão doze, com quarenta minutos para cada artista. Paralelamente aos shows, o 38º Piquenique terá oficinas, mostras e gastronomia.

Cantora Andrea Perrone estará entre os destaques da programação com doze shows

Cantora Andrea Perrone estará entre os destaques da programação com doze shows

MÚSICA – Aline menciona: “Quando nos inscrevemos não sabíamos que Pelotas seria a única cidade da região Sul do Estado que estaria participando. No sul do sul, o ‘Dia da Música’ estará no palco do Piquenique Cultural. Após um mês e meio de propostas e negociações com 25 artistas e bandas de cidades como Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo, entre outras, nosso palco foi montado. Fechamos shows especialmente com artistas locais, para que se insiram no circuito nacional que o festival abrange, e também com artistas gaúchos, para estimular o intercâmbio com a nossa região. Nove atrações pelotenses e três visitantes, que virão de Viamão, Porto Alegre e Santa Rosa, compõem a programação que vai do instrumental ao rap, passando pelo rock. A abertura será feita pelo santa-rosense Klock, seguido das bandas Sombra de Marte, Nottus e 4 Plus, todas de Pelotas. Após, será o show de Andrea Perrone, de Porto Alegre, avaliada pelo Conselho Curador do Dia da Música, como destaque entre os artistas do festival, seguida pelo grupo local Dunas Rap. De Viamão, e também destacada pelo Dia da Música, a Guetown abre a programação noturna. Elvis & Os capangas, Freak Brotkerz, Maucacos e Face da Noite são as bandas que darão continuidade às apresentações. O encerramento fica por conta da Bruxa de Sade, com performance voltada a adultos”.

PROCULTURA – Em 2013, o projeto “Mostra de Música” do Piquenique Cultural, foi aprovado no Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PROCULTURA). Com o aporte financeiro, houve a realização de cinco eventos. Em três, apresentações de músicas autorais. Como resultado, foi organizada coletânea em disco. Aline observa: “Há possibilidade de concorrermos novamente ao fundo, não somente na intenção de possibilitar a manutenção do evento em si, mas também para projetos correlatos, como um documentário sobre o Piquenique Cultural”.

FEIRA – “O Piquenique Cultural se mantém ativo e forte apesar de não contar com patrocinadores fixos, pois se focou sempre em dois fatores humanos essenciais: o artista e o público. Sem esse foco, o evento perderia sua identidade. A aceitação é bastante ampla, pois a comunidade pode desfrutar de atrações gratuitas e os artistas podem divulgar suas produções de forma a conquistar novos públicos. A cada edição construímos um espaço transitório que é ocupado por aqueles que querem se mostrar, ou seja, uma grande  vitrine, uma ‘feira de oportunidades’ onde o que vale é o diálogo e a repercussão para além do momento do evento. A cena cultural de uma cidade se adapta ao que seu tempo oferece e às circunstâncias às quais está inserida. O Piquenique Cultural veio pra oxigenar uma cena focada nos ambientes fechados. Propostas mais interativas ao ar livre ocupam hoje um lugar de destaque no fazer cultural da cidade, sendo um dos maiores e potentes espaços de fruição artística local”, diz Aline.

CONQUISTA – O Piquenique está consagrado, e Aline avalia: “No início houve uma resistência natural à novidade de  um encontro despretensioso na praça, sem grandes estruturas para shows, sem palco, aberto às manifestações artísticas espontâneas. Não só o público, mas a classe artística e agentes culturais levaram um certo tempo pra compreender que o Piquenique Cultural era um espaço fluído, transitório e itinerante de integração e transgressão que utilizava o espaço público ao ar livre para mostrar mais amplamente as criações criativas, artísticas e culturais da cidade. A praça nos possibilitou mostrar uma grande riqueza e a demanda pela troca direta com o público. Então, deu a Pelotas uma oportunidade de se enxergar de uma forma mais livre, mais integrada, mais propositiva em termos de busca por referências coletivas no campo da cultura”.

PROGRAMAÇÃO 38º PIQUENIQUE CULTURAL

*Palco Piquenique Cultural no Dia da Música

14h  –  Klock – Sta Rosa/RS
14h40min – Sombra de Marte – Pelotas/RS
15h20min – Nottus Pelotas – Pelotas/RS
16h – Banda 4Plus – Pelotas/RS
16h40min – Andrea Perrone – Porto Alegre/RS
17h20min – Dunas Rap – Pelotas/RS
18h –  Guetown – Viamão/RS
18h40min –  Elvis & Os Capangas – Pelotas/RS
19h20min – Banda Freak Brotherz – Pelotas/RS
20h – Mauscacos- Pelotas/RS
20h40min – FACE DA NOITE – Pelotas/RS
21h20min Bruxa de Sade – Pelotas/RS

ATIVIDADES

  • *Lançamento do livro “O iluminador de almas”, de Eduardo Majer
  • *Denis Estátua – Estátua viva “O pescador”
  • *Mateada Yacuy Erva-Mate
  • *Best Trick e Skatasso com as minas – ProjetoSkate
  • *Projeto Maresia – Grafite com Rennó Hc
  • *Varal de Poesias – Blog Certas Palavras, de Rogério Nascente
  • *Pintando o Sete – Coord. Aisllan Guarani Souza
  • *Atividades para crianças – Org. STE/Gestão Ambiental da BR-116/392
  • *UM REAL PARA CASTRAÇÃO
  • *Expositores de Artesanato, Gastronomia, Moda e criatividades em geral!
  • *Sorteio de um book Booklique
  • *Campanha “Um real pro Piquenique Cultural”

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções