Diário da Manhã

quarta, 24 de abril de 2024

Notícias

POLÍCIA CIVIL : 55 novos delegados são nomeados

POLÍCIA CIVIL :   55 novos delegados são nomeados
04 setembro
09:28 2020

Foi em uma cerimônia discreta (e nem por isso, menos importante) que 37 homens e dezoito mulheres de treze Estados e do Distrito Federal, celebraram a formatura no 47º Curso de Delegado de Polícia da Polícia Civil do Rio Grande do Sul, na tarde de quarta-feira. O ato de nomeação dos 55 novos profissionais foi entregue durante a cerimônia pelo governador Eduardo Leite. Sendo assim, os delegados já saíram com a nomeação no Diário Oficial do Estado.

Conclusão da formação durante seis meses após concurso com 16 mil candidatos

Conclusão da formação durante seis meses após concurso com 16 mil candidatos

O evento realizado no auditório principal do Palácio da Polícia, sede administrativa da instituição, em Porto Alegre, foi cercado de cuidados, como o uso obrigatório de equipamentos de proteção individual (EPIs), e o distanciamento de dois metros entre uma cadeira e outra, além da ausência de familiares e amigos, que tiveram de assistir à formatura pela internet – medidas que, a despeito da alegria dos formandos, lembram a situação enfrentada em todo o país em função da Covid-19.

A formação dos delegados chegou ao fim depois de seis meses de um curso marcado por adversidades em meio a um cenário, até então, inesperado no País. A preocupação principal era com a saúde dos alunos, professores e funcionários da Academia de Polícia (Acadepol), a qual se viu forçada a inovar. A criação de uma plataforma virtual para oferecimento das aulas na modalidade de ensino à distância (EaD), possibilitou que a formação dos alunos não fosse prejudicada. Mais tarde, a adoção de um protocolo rigoroso com medidas sanitárias para proteção à Covid-19, fechou o ciclo e permitiu que os futuros delegados se reunissem novamente na sede da academia para a conclusão presencial do curso.

A nova turma de delegados é composta por homens e mulheres com idades entre 27 e 45 anos, sendo 29 do Rio Grande do Sul. Os demais são do Rio de Janeiro (5), Santa Catarina (5); Paraná (3), Minas Gerais (2), Rio Grande do Norte (2), Distrito Federal (2), Bahia (1), Ceará (1), Espírito Santo (1), Piauí (1), Pernambuco (1), Rondônia (1) e São Paulo (1).

Desde 2014 novos delegados não ingressavam no Estado. Ainda neste ano, a Acadepol formará 129 escrivães e 132 inspetores. Também estão em formação 876 soldados da Brigada Militar, 84 bombeiros militares e 71 servidores (peritos médico-legistas, técnicos em perícias e peritos criminais) do Instituto-Geral de Perícia.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções