Diário da Manhã

sexta, 19 de abril de 2024

Notícias

Polícia combate o tráfico de drogas e lavagem de dinheiro

Polícia combate o tráfico de drogas e lavagem de dinheiro
16 fevereiro
08:40 2017

Daiana Freitas, 29 anos (Musa Xavante/2016), companheira de um condenado que cumpre pena em Charqueadas, também foi presa acusada de pertencer a quadrilha

Na manhã de ontem, a Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada em Furtos, Roubos, Entorpecentes e Capturas (Defrec), deflagrou a 2ª fase da Operação Katáschesi visando o combate ao tráfico de drogas, roubo e a lavagem de dinheiro no município.

Na ação, que ocorreu nos bairros Areal, Centro e Fragata, foram cumpridos 12 Mandados de Prisão e 11 Mandados de Busca e Apreensão e oito pessoas foram presas. Também foram apreendidos dois veículos e os celulares dos suspeitos.

Ex musa Xavante Daiana Freitas

Ex musa Xavante Daiana Freitas

A musa do Xavante 2016, Daiana Freitas, de 29 anos, foi presa ontem pela manhã em Charqueadas, em frente Presídio de Alta Segurança. Tinha ido fazer uma visita íntima ao companheiro Tiago Prestes, o “Pasteleiro”. Ela é uma das mulheres suspeitas de integrar a quadrilha com a missão de atuar na lavagem de dinheiro. Tinha em seu desfavor um Mandato de Prisão expedido pela Justiça.

Para a Polícia Civil, Tiago planejou a fuga cinematográfica do Presídio Regional de Pelotas, em agosto passado, quando ele e mais cinco detentos fugiram em um caminhão que derrubou parte do muro. Tempos depois, ele foi preso em Santa Catarina.

Segundo o Delegado Rafael Lopes, os criminosos investiam o dinheiro oriundo de roubos e tráfico de drogas em empresas lícitas, imóveis e veículos através de pessoas que não eram do grupo, conhecidos como laranjas “Eles, inclusive, alugam os imóveis para gerar mais renda e esquentar o dinheiro das práticas criminosas”, conta Rafael.       O delegado Regional de Pelotas, Marcio Steffens, conta que a investigação se estendeu durante todo o ano de 2016 e tinha como finalidade reprimir crimes patrimoniais, lavagem de dinheiro e tráfico de drogas, descapitalizando, assim, a organização criminosa.

Na 1ª fase da Operação Katáschesi, e ao longo das investigações, já haviam sido efetuadas oito prisões, 45 pessoas foram indiciadas pela prática de crimes como lavagem de dinheiro, organização criminosa, roubo e tráfico de drogas. Além disso, foram sequestrados 14 imóveis no valor total aproximado de R$ 3 milhões e apreendidos nove veículos no valor total aproximado de R$315 mil.

De acordo com as investigações, que duraram cerca de um ano, os suspeitos na manhã de ontem, tinham envolvimento em crimes patrimoniais, tráfico de drogas e na lavagem de dinheiro, participando ativamente na ocultação do dinheiro da organização criminosa. Cerca de 60 policiais da 18ª Região Policial participaram da operação. Os presos foram conduzidos à Delegacia e após os procedimentos legais foram encaminhados ao sistema prisional.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções