Diário da Manhã

terça, 16 de abril de 2024

Notícias

Policiais à paisana abordarão pessoas que descumprirem o lockdown

Policiais à paisana abordarão pessoas que descumprirem o lockdown
07 agosto
15:49 2020

Segurança e fiscalização fortalecem os elos de integração e montam força-tarefa, com estratégias definidas, para fazer valer as regras do lockdown no Município, com início às 20h deste sábado (8) e término ao meio-dia de terça-feira (11). Os objetivos do bloqueio são a contenção da disseminação do novo coronavírus e o equilíbrio do sistema hospitalar. Pelo menos quatro táticas estão ajustadas: barreiras volantes nas principais vias da cidade; atendimento a denúncias; policiamento permanente nos pontos críticos para aglomerações; e abordagens de policiais a paisana (sem farda).

No final da tarde de quinta-feira (6), a prefeita Paula Mascarenhas promoveu reunião com as forças de segurança, salientando a importância das ações no período de fechamento de atividades na cidade, principalmente no que diz respeito a abordagens fiscalizações.

“As forças de segurança desempenham papel central no enfrentamento ao coronavírus”, afirmou, destacando a importância da sensibilidade necessária para tratar as pessoas e conscientizá-las sobre o papel do lockdown.

Secretarias de Segurança Pública (SSP/Guarda Municipal), Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana (SGCMU) e Saúde – Vigilância Sanitária (Visa/SMS), aliadas à Brigada Militar (BM) e à Polícia Civil (PC), estarão nas ruas, ininterruptamente, para diálogos com motoristas e pedestres em deslocamento, e fiscalização em comércio, indústria e serviços.

Guarda Municipal

O máximo do efetivo da GM atuará durante o lockdown, participando das estratégias de barreiras rápidas volantes, que cobrirão todo o município, do atendimento a denúncias, e do policiamento em pontos críticos de aglomerações.

O secretário Samuel Ongaratto informa que os guardas poderão, inclusive, acompanhar pessoas que estão nas ruas. Por exemplo: se alguém for abordado e justificar que vai a uma farmácia, o policial tem autorização para ir junto, certificando-se de que é verdadeira a declaração do pedestre. O mesmo também está sujeito a ocorrer com condutores de veículos.

Gestão da Cidade e Mobilidade

A SGCMU reforçará a atuação na fiscalização de atividades não permitidas pelos dois decretos municipais – o do lockdown e o complementar. O secretário Jacques Reydams antecipa que as equipes atuarão junto ao comércio, indústria e serviços. Ao se deparar com algum estabelecimento aberto e funcionando, no Centro ou nos bairros, prestarão orientação para que interrompam as atividades e fechem o local. Não havendo receptividade, aplicarão as penalidades previstas.

Transporte e Trânsito

Agentes de Trânsito farão fiscalização ininterrupta, nas principais vias da cidade, durante a suspensão das atividades não essenciais. “Veículos serão abordados, para que condutores e passageiros informem aonde vão e a necessidade do deslocamento”, salienta o secretário Flávio Al-Alam.

A fiscalização do trânsito, além de abranger veículos particulares, será exercida em relação ao transporte alternativo – táxis, mototáxis e carros de aplicativos. Só poderão ser transportadas pessoas com destino a locais autorizados a funcionar.

Saúde – Vigilância Sanitária

A Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde (Visa/SMS) intensificará as vistorias, no Centro e nos bairros, quanto a empresas que trabalhem com produtos ou serviços sob inspeção higiênico-sanitárias. “A fiscalização fará um verdadeiro patrulhamento, além de apurar denúncias. O estabelecimento que estiver aberto será orientado a fechar imediatamente. A Visa usará seu poder de polícia administrativa, podendo penalizar os infratores”, salienta o chefe da Vigilância, Sidnei Louro Jorge Júnior.

Nas Instituições de Longa Permanência para Idosos (Ilpis) e nas comunidades terapêuticas, sob responsabilidade da Visa, estarão proibidas visitas durante o lockdown. “Somente funcionários poderão entrar, e profissionais ou serviços de saúde, em casos de urgência ou emergência”, explica Jorge Júnior.

Paula tratou do lockdown em reunião na prefeitura

Paula tratou do lockdown em reunião na prefeitura

Brigada Militar

Os policiais participarão das barreiras volantes, ficarão nas áreas de costumeira concentração de pessoas, atuarão nas abordagens a pedestres e veículos, e também se farão presentes a paisano.

“Toda a estrutura de retaguarda do Batalhão estará nas ruas para garantir respeito ao lockdown, integrada às demais forças de segurança”, afirma o comandante do 4º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Facin.

Ao solicitar que cada cidadão dê a sua contribuição de respeito, de solidariedade ao coletivo, não saindo às ruas, o comandante assinala que o atendimento a denúncias faz parte das estratégias, com o intuito de dissipar agrupamentos e deslocamentos nas vias públicas.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções