Diário da Manhã

sexta, 29 de março de 2024

Notícias

 Mais recentes

Policiamento Comunitário inicia no Balneário dos Prazeres e Z-3

11 agosto
09:11 2014

Um grande número de pessoas compareceu na noite de quinta-feira, no Oásis Praia Clube, no Balneário dos Prazeres, para o lançamento oficial do 5º Núcleo de Policiamento Comunitário, que vai atender além do balneário, também a Colônia de Pescadores Z-3.

Representando o prefeito Eduardo Leite, o chefe de gabinete Tiago Bündchen lembrou o inicio do processo de implantação do policiamento comunitário e a participação da prefeitura nesta parceria com o governo do estado. O Município ficou responsável pelo auxílio moradia aos policiais no valor de R$ 300 mil anuais.

Ele também ressaltou o sucesso que o policiamento comunitário esta fazendo nas regiões que foi implantado, citando o Bairro Simões Lopes como exemplo, onde a integração entre os policiais e a comunidade chama a atenção. A população está se sentindo mais segura com a participação do policial junto ao bairro.

Bündchen  também reiterou que se houver interesse do governo estadual, o prefeito Eduardo Leite já afirmou que vai garantir recursos para ampliar o número de núcleos a outras regiões.

OBJETIVO do Programa é integrar  polícia e comunidade Foto de Vanderlei Porto/Especial-DM

OBJETIVO do Programa é integrar polícia e comunidade
Foto de Vanderlei Porto/Especial-DM

Em seu pronunciamento, o subcomandante do 4º Batalhão de Policia Militar, major Rogério de Vasconcellos, explicou o funcionamento do Programa de Policiamento Comunitário, a importância da integração com a comunidade e o seu principal objetivo que é a diminuição dos índices de criminalidade. Ele reiterou também que o serviço não será 24 horas, e sim 12 horas, e que o horário de atuação dos policiais será definido de acordo com o interesse de cada comunidade atendida.

O 5º Núcleo de Policiamento Comunitário é composto pelos policiais Guterres, Lemos, Lucio e Thiago. Os telefones para contato serão 53-8445.1638 e 53-9178.0186, também o 190 e o disque denúncia 3227.7171. Os policiais estarão equipados com uma viatura exclusiva, prefixo 9858, rádios, coletes balísticos e pistolas.

O ato de instalação do 5º Núcleo de Policiamento Comunitário contou também com a presença do comandante da 2ª Companhia do 4º BPM, Rodrigo Bastos Alves, dos vereadores tenente Bruno e Beto da Z-3, o líder comunitário do Balneário dos Prazeres Valdir Oliveira, e lideranças também da Colônia de Pescadores Z-3.

NÚCLEOS – Foram implantados em Pelotas 11 núcleos de Policiamento Comunitário, incluindo o de comando, composto por quatro policiais cada um. O núcleo 2 abrange os Bairros Pestano e Getúlio Vargas; o 3 os Bairros Santa Terezinha, Cohab Lindóia, Py Crespo e Sítio Floresta; o 4 os Bairros Cruzeiro Umuharama e Recanto de Portugal; o 5 Balneário dos Prazeres e Colônia de Pescadores Z-3; 06 os Bairros Dunas, Obelisco e Vasco Pires; o 7 os Bairros Navegantes I, II e III; o 8 o Bairro Simões Lopes; o 9, os Bairros Porto, Fátima e Balsa; o 10 os Bairros Gotuzzo, Cohab Fragata e Verona; e o núcleo 11 os Bairros Fragata, Guabiroba e Vila Farroupilha.

A Polícia Comunitária é um projeto difundido em todo mundo, com experiências positivas no Japão, Estados Unidos e agora no Brasil, trazendo a proposta de integrar polícia e comunidade.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções