Diário da Manhã

terça, 16 de abril de 2024

Notícias

 Mais recentes

POLICIAMENTO COMUNITÁRIO : Pelotas já conta com onze núcleos

11 junho
09:45 2014

Policiamento Comunitário inicia hoje

Começa a funcionar hoje às 7h o policiamento comunitário, lançado ontem em solenidade realizada na sede do 4º BPM (Batalhão de Polícia Militar), com a presença do secretário Estadual de Segurança Pública, Airton Michels, autoridades civis e militares e convidados. O projeto contará com dez núcleos que contemplam todos os bairro e vilas, além da coordenação. As unidades irão funcionar com quatro PMs residindo com suas famílias e trabalhando no local. Os grupos estarão equipados, mas atuarão como moradores, participando das ações das comunidades

SECRETÁRIO de Segurança Pública assina convênio de implantação do projeto

SECRETÁRIO de Segurança Pública assina convênio de implantação do projeto

O secretário Airton Michels disse que, “A reclamação da ausência de polícia em vilas é histórica. Por isso foi criado o policiamento comunitário, para oferecer uma sensação de mais segurança à população dos bairros e vilas, assim como diminuir os índices de criminalidade”, salientou o secretário. Pelotas é a 15ª cidade a ter o projeto, implantado de forma pioneira em Caxias do Sul.

Ainda durante a solenidade foi lançada a Patrulha Maria da Penha, que conta com uma viatura própria para prestar acompanhamento às mulheres vítimas de violência, auxiliando-as na proteção e fiscalizando o cumprimento das medidas protetivas solicitadas ao Judiciário.

PREFEITURA – A política de articulação entre os governos do Estado e do Município está garantindo hoje que as comunidades dos bairros recebam um reforço na segurança com o Policiamento Comunitário. “Estamos dando uma resposta à comunidade nesta demanda por segurança pública”, afirmou o prefeito Eduardo Leite em seu pronunciamento, na manhã de ontem, durante o ato de implantação dos Núcleos de Policiamento Comunitário no Município e da Patrulha Maria da Penha, na sede do 4º BPM.

“A população não entende as competências de cada esfera do governo, e quando enfrenta o problema ela demanda o poder público como um todo”, lembrou o prefeito, ressaltando que nesta área, apesar de não ser uma competência do Município, o investimento será de R$ 300 mil por ano na manutenção da estrutura do policiamento. Eduardo também lembrou outra ação de segurança mantida pelo Município, a Central de Monitoramento por Câmeras, que demanda investimento na ordem de R$ 1 milhão por ano. Além disso, o chefe do Executivo destacou a criação, no inicio deste ano, do Centro de Referência Especializado de Atendimento às Mulheres Vítimas de Violência.

Em abril ocorreu, na SJSS, o curso de Promotor de Polícia Comunitária, que capacitou os 44 policiais militares que atuarão nos núcleos. Cada núcleo, com quatro policiais, abrangerá até 10 mil moradores e receberá uma viatura e equipamento individual – pistola, colete a prova balas, bicicleta, rádio portátil e algemas.

Ainda que o principal objetivo do projeto não seja atacar crimes como tráfico ou homicídios, as estatísticas de onde o programa já foi implementado apontam para uma redução significativa em todos os delitos – em alguns municípios chegou a cair 57% o número de homicídios e 100% o de latrocínios (roubo seguido de morte).

VIATURAS entregues contemplam todos os núcleos Fotos de Alisson Assumpção/DM

VIATURAS entregues contemplam todos os núcleos
Fotos de Alisson Assumpção/DM

LOCAIS

Os bairros serão agregados, em núcleos, da seguinte forma:
1. Areal, Bom Jesus e Jardim Europa;

2. Pestano, Eldorado e Getúlio Vargas;

3. Santa Terezinha, Cohab Lindóia, Py Crespo e Sítio Floresta;

4. Cruzeiro, Umuharama e Recanto de Portugal;

5. Balneário dos Prazeres e Colônia Z3;

6. Obelisco, Dunas e Vasco Pires;

7. Fátima, Porto, Balsa e Navegantes;

8. Simões Lopes e Padre Réus;

9. Gotuzzo, Cohab Fragata e Verona;

10. Fragata, Guabiroba e Farroupilha;

11. Coordenação.

Comentários ()

Seções