Diário da Manhã

quarta, 24 de abril de 2024

Notícias

POLÍTICA : Deputado Catarina Paladini destaca a necessidade permanente de atenção à construção e renovação de perspectivas

18 maio
08:46 2018

Debater com responsabilidade as questões que dizem respeito ao jovem e adolescente na sua formação e conduta social. Essa é uma bandeira que também leva a marca do deputado estadual Catarina Paladini(PSB), pela sua preocupação para com a construção de um futuro de permanentes perspectivas positivas à juventude.

“Há um leque de demandas a serem debatidas, mas sempre com a participação do jovem, na construção de um momento que favoreça a discussão das necessidades que o cercam”, salienta o parlamentar, autor do Projeto 21/2012, em tramitação na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul e que “Institui no Estado o Programa de Orientação em Saúde e Atendimento Social à Gravidez Precoce e Juvenil destinado a Crianças, Adolescentes e Jovens Gestantes”.

“A juventude é etapa de afirmação das qualidades dos indivíduos e período de escolhas e descobertas que, na maior parte das vezes, não comporta as responsabilidades oriundas da criação de uma família”, justifica, observando que, para a maioria dos jovens, a gravidez na juventude, quando não planejada, gera inúmeras dificuldades tanto para os pais, quanto para os filhos que estão por vir.

A evasão escolar, em razão da busca, urgente, de sustento para a família que está por vir, bem como a falha no acompanhamento da gravidez estão entre as consequências mais comuns dos casos de gravidez precoce, aponta a justificativa da proposta pelo debate sobre o tema “a sexualidade na adolescência”.

O deputado registra sua permanente disposição em propor a discussão na busca pelo comprometimento do poder público na resolução dos conflitos que ameaçam a juventude, em todos os seus estágios.

SEGURANÇA – Na noite desta quinta-feira, Catarina Paladini participou no Auditório da UCPel de Audiência sobre a Segurança Pública  em Pelotas. O deputado socialista preside a Comissão de Segurança da Assembleia Legislativa. A iniciativa consta em proposta para a elaboração e construção de políticas de enfrentamento ao problema da violência que assola a comunidade.

“Queremos colaborar agregando exemplos bem-sucedidos a iniciativas como o Pacto Pelotas pela Paz, sempre com o envolvimento das instituições da sociedade civil organizada e entidades governamentais diversas”, confirma.

FATIADOS – Na pauta legislativa da próxima semana, a Assembleia será palco de Audiência Pública, dia 24, para a discussão da comercialização de fatiados em açougues no Estado. Catarina é proponente da formação de um Grupo de Trabalho para definir critérios claros para a regulamentação sobre o Decreto 53.304/2016, o qual institui novas normas para a venda de derivados de proteína animal.

Na preocupação do parlamentar “o impacto das exigências impostas pelo decreto aos pequenos comerciantes que produzem produtos artesanais derivados da carne”. As exigências causaram bastante impacto no setor e geraram muitas críticas. Em Pelotas, por exemplo, onde há 309 estabelecimentos e casas de carnes, o setor reclama da falta de clareza dos critérios exigidos pela lei tanto por parte dos comerciantes quanto por parte dos órgãos responsáveis pela fiscalização.

DEPUTADO visitou o DIÁRIO DA MANHÃ acompanhado de assessores

DEPUTADO visitou o DIÁRIO DA MANHÃ acompanhado de assessores

O deputado socialista registra como positivas a articulação e mobilização dos comerciantes, trabalhadores e lideranças locais na busca por uma solução para o problema surgido a partir da proposta governamental.

ELEIÇÃO – O período pré-eleitoral encontra um Catarina pré-candidato à reeleição e consciente das necessidades de fortalecimento da representatividade do município no contexto político estadual e nacional.

“Não tem como ser diferente, ou temos quem defenda os nossos interesses ou perdemos terreno e oportunidades de crescimento e desenvolvimento”, avalia o presidente do diretório municipal do Partido Socialista Brasileiro, em Pelotas.

NO DIA 26 deste mês, o PSB discutirá em encontro estadual em Porto Alegre o seu rumo no processo eleitoral de 2018.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções