Diário da Manhã

sexta, 29 de março de 2024

Notícias

POLÍTICAS HABITACIONAIS : Câmara reúne moradores de áreas de risco

POLÍTICAS HABITACIONAIS : Câmara reúne moradores de áreas de risco
11 novembro
08:43 2019

Por iniciativa da vereadora Daiane Dias(PSB) ocorreu na manhã da (6), no plenário da Câmara Municipal, uma reunião pública para discutir a necessidade urgente de construir políticas públicas efetivas para habitação no município de Pelotas. Devido às fortes chuvas que a cidade tem enfrentado nos últimos dias, diversas famílias em áreas consideradas de risco, tiveram suas casas invadidas pela água e ficaram desabrigadas.

PROPOSTA foi da vereadora Daiane Dias

PROPOSTA foi da vereadora Daiane Dias

Estiveram presentes para o debate o secretário de Habitação, Ubirajara Leal; o sargento Gerson Luís Castro da Silva, representando o Corpo de Bombeiros; moradores das regiões afetadas pelas chuvas, além dos vereadores Marcos Ferreira (PT) e Ademar Ornel (DEM), e a proponente, vereadora Daiane.

Por parte da população, as reclamações foram diversas, desde demandas referentes aos alagamentos, segurança e a “falta de seriedade na execução de cadastros para programas habitacionais do governo federal por parte da secretaria responsável aqui no município”.

A vereadora Daiane Dias defendeu a criação de um grupo de trabalho que integre as secretarias do município para estudar os casos e formular ações que minimizem os problemas dessas comunidades. A parlamentar ainda chamou a atenção do executivo para a falta de estudos que possam identificar a necessidades desses grupos. “Tem que ficar claro que essas famílias não existem para o poder público. Como vamos fazer políticas públicas para essas pessoas se não temos nenhum extrato social? Como vamos buscar recursos para essa gente?”, afirmou Daiane, lembrando que sem esses dados fica impossível receber verbas federais para área social.

Entre os encaminhamentos finais da reunião ficaram acertados a realização de um mutirão para a atualização dos cadastros sociais da população, o encontro junto a CEEE para viabilizar a ligação de luz nas Doquinhas, a visita com a Comissão Mista no local e um encontro com a prefeita para discutir a aplicação de estudos sociais nas áreas de risco.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções