Diário da Manhã

sexta, 19 de abril de 2024

Notícias

PONTO RUBRO-NEGRO : Xavante segura o ímpeto do Cuiabá e arranca empate no Centro-Oeste

11 agosto
10:22 2020

Por: Henrique König

Às 19h15 da sexta-feira (8), o Brasil iniciou sua caminhada na Série B do Campeonato Brasileiro 2020, o torneio mais atípico a ser disputado pelo Xavante em sua história recente. Sem público, como vai ser daqui em diante, o time de Hemerson Maria encarou a equipe do Cuiabá de Marcelo Chamusca na Arena Pantanal, na capital do Mato Grosso. Em um jogo de muito comprometimento defensivo, o empate em placar final de 0x0 valeu a arrancada na tabela de classificação. Na terça-feira, o primeiro compromisso no Bento Freitas trará nova prova de fogo: enfrentar a Ponte Preta, semifinalista do Paulistão, que eliminou o Santos e caiu para o Palmeiras. O jogo está

Xavante segura o Cuiabá e conquista o primeiro ponto fora de casa na estreia da Série B. Thiago Carvalho/AI Cuiabá

Xavante segura o Cuiabá e conquista o primeiro ponto fora de casa na estreia da Série B. Thiago Carvalho/AI Cuiabá

marcado para ocorrer 19h15.

A ESTREIA

O Xavante começou com um esquema tático totalmente diferente dos anteriores. Foram três zagueiros, com Lázaro, Leandro Camilo e Héverton. Os laterais compuseram muito mais o meio campo, como alas. E os volantes reforçaram a marcação em frente à área, com Leandro Leite, o estreante Bruninho, de 21 anos, e também Revson. Gegê, como armador, e Dellatorre, pela primeira vez entre os titulares, tinham maior liberdade de atacar.

O Brasil até começou surpreendendo. Subiu a marcação e tentava pressionar a saída do Cuiabá. Mas os donos da casa aos poucos acomodaram o seu jogo de toque de bola, como pedia Chamusca antes do jogo iniciar. Com paciência, o Dourado trocava passes, mas o Brasil tratava de anular as jogadas. O lateral-direito Rayner subiu muito e trouxe problemas, tabelando sempre com Yago. Pelo meio, o trabalho xavante era anular o conhecido meia Rafael Gava em companhia de Elvis, ex-Criciúma. No ataque, Jenison foi pouco acionado por conta do trio de zagueiros rubro-negros.

Mesmo assim, algumas finalizações partiram contra a meta de Rafael Martins, goleiro titular do Brasil, que deixou Matheus Nogueira no banco. Martins mostrou segurança quando acionado.

Na segunda etapa, muitas trocas. As laterais foram mexidas, com Mateus Mendes no lugar de Bruno Santos, e o estreante Rodrigo Ferreira na direita, na vaga de Maicon Silva. Essa inclusive é uma tendência aos próximos jogos. Na frente, Gegê e Dellatorre saíram e o ataque ficou para a correria de Luiz Henrique e Gabriel Poveda. Eis que a dupla montou a melhor jogada do Brasil na partida. Em um contra-ataque, trocaram passes, Luiz ingressou em meio a seis adversários, chegou para finalizar de canhota na área e o goleiro João Carlos salvou o Cuiabá.

Nos acréscimos, em um cruzamento, bola alçada na área e o toque de cabeça do Cuiabá pegou na trave, quando Rafael Martins nada poderia fazer. O Brasil teve a chance de ganhar o jogo, mas se contentou com o empate longe de casa, principalmente pelo maior volume de jogo do insistente, mas pouco inspirado Cuiabá. No fim das contas, um empate comemorado pela Nação Xavante.

FICHA TÉCNICA: CUIABÁ x BRASIL

CUIABÁ: João Carlos; Hayner, Sena, Anderson Conceição e Romário; Auremir, Rafael Gava, Elvis, Felipe Marques, Yago e Jenison. Entraram: Maxwell, Felipe Ferreira, Fabrício Daniel e Williams Santana. Técnico: Chamusca.

BRASIL: Rafael Martins; Lázaro, Heverton e Leandro Camilo; Maicon Silva (Rodrigo Ferreira), Bruno Santos (Mateus Mendes), Leandro Leite (João Ananias), Revson, Bruninho, Gegê (Luiz Henrique) e Dellatorre (Poveda). Técnico: Hemerson Maria.

ARBITRAGEM: Jonathan Antero, Marcia Caetano e Adenilson Barros.

Partida válida pela 1ª rodada da Série B do Brasileiro 2020.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções