Diário da Manhã

terça, 23 de abril de 2024

Notícias

População tem até 20 de março para escolher local da nova ciclovia da praia

População tem até 20 de março para escolher local da nova ciclovia da praia
21 fevereiro
09:21 2017

Uma ciclofaixa junto ao canteiro central da avenida da praia do Laranjal ou o compartilhamento do Calçadão entre ciclistas e pedestres? A população poderá escolher por onde as bicicletas deverão andar.

O aplicativo Colab está com consulta pública aberta, até o dia 20 de março, registrando a votação da preferência dos pelotenses e de visitantes que quiserem dar sua opinião.

A prefeita Paula Mascarenhas, na manhã deste domingo, no quiosque Viva o Laranjal, lançou oficialmente a consulta pública através do Colab – aplicativo de celular que permite ao cidadão ter acesso direto à prefeitura. “É como se fosse uma rede social, na qual se posta uma foto de alguma situação que está ocorrendo na cidade – um buraco na rua, uma lâmpada queimada, um carro estacionado irregularmente – e o governo se manifesta com providências e retorna ao interessado”, explicou.

A consulta pública traz duas questões. A pergunta 1 é se o cidadão prefere a demarcação de uma ciclofaixa, junto ao canteiro central da avenida Doutor Antônio Augusto Assumpção, nos 1.200 metros de extensão. A pergunta 2 é de preferência do compartilhamento do Calçadão da praia entre pedestres e ciclistas de todas as idades. A partir de agora, é só votar. A decisão está ao alcance dos pelotenses, dos visitantes e dos moradores do Laranjal.

“O Calçadão é só para pedestres ou para pedestres e ciclistas?”, questionou a prefeita, esclarecendo que o Código de Posturas do Município não proíbe o trânsito de bicicletas naquela área, mas há placas orientando para que adultos ciclistas evitem circular por lá. “Estamos estimulando as pessoas para que participem da decisão. O Colab está aberto para isso. É a tecnologia ajudando o governo numa decisão de interesse coletivo e levando a população a construir o futuro de Pelotas.”

Quem tem smartphone pode baixar o aplicativo e aproveitar para votar na consulta pública. Além disso, pode aproximar-se da prefeitura, encaminhando demandas dos bairros ou do Centro. Em 2015, o governo aderiu à rede social Colab e, entre os municípios que contam com a ferramenta, Pelotas lidera o atendimento das demandas, com 90,3% de casos solucionados.

“Se vencer a questão número 1, o governo se compromete a traçar uma ciclofaixa ao lado do canteiro central. Se vencer a 2, não haverá restrições para o compartilhamento do Calçadão entre pedestres e ciclistas”, frisou Paula.

A parceria da prefeitura com o Comunitas, através do programa Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável, garante a adesão de Pelotas ao Colab. Para acessar a ferramenta, participar da votação e também estabelecer um meio de ligação com o governo, o interessado deve acessar http://www.colab.re/BR/RS/Pelotas

A prefeita lembrou que esta é a segunda consulta pública lançada. A primeira foi durante o governo Eduardo Leite, versando sobre a avenida Bento Gonçalves. A população escolheu o traçado de uma terceira pista de rolamento nos dois lados da via, ao invés de permitir, durante o dia, estacionamento junto aos meios-fios das calçadas. A decisão ajudou na fluidez do trânsito naquela avenida.

Os secretários de Educação e Cultura e de Governo, respectivamente Artur Corrêa e Clotilde Victória, a assessora de Comunicação Inês Portugal e o vereador Enéas Clarindo prestigiaram o lançamento da consulta pública no Laranjal. Grande público reuniu-se junto ao quiosque e muita gente aproveitou para votar ali mesmo. A consulta está no ar desde a meia-noite deste domingo.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções