Diário da Manhã

quinta, 28 de março de 2024

Notícias

Por que aparecem verrugas?

Por que aparecem verrugas?
21 agosto
13:16 2018

 Dermatologista explica como as bolinhas indesejáveis surgem na pele

Elas são pequenas e muitas vezes indolores, mas causam preocupação em quem as tem. As verrugas são causadas por um vírus, que é chamado de HPV, mas que não é o mesmo das doenças sexualmente transmissíveis.

O dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia – Secção RS (SBD-RS), André Costa Beber, explica que a ocorrência mais comum acaba sendo em crianças, pelo ambiente no qual elas estão inseridas, como brincadeiras e contatos frequentes com colegas e amigos.

Uma dúvida comum é sobre como as pessoas pegam as verrugas. O médico relata que existem diversas maneiras de ter o problema, mas o principal é o contato físico, pois a bolinha formada pela verruga é altamente contagiosa.

– Se o paciente morder a verruga, pode ter o problema na boca. Quando a criança coça e passa a mão em outro local do corpo, a verruga pode aparecer neste novo local. A bolinha é formada por células prontas para multiplicarem-se em outro pedaço de pele. O ideal é evitar usar a mesma toalha e as mesmas roupas, quando alguém em casa estiver com o problema – destaca.

Os locais mais comuns para a verruga são as mãos e as plantas dos pés, além de cotovelos e joelhos. Segundo o dermatologista, as pessoas apresentam respostas imunológicas diferentes. Isto significa que cada criança reage de uma maneira diferente quanto exposta aos vírus das verrugas no ambiente escolar, por exemplo. Uma criança pode ter uma verruga, enquanto um colega pode ter dez, e outro não ficar com nenhuma verruga no corpo.

Outro mito comum é que a verruga sempre nasce no mesmo lugar. O dermatologista ressalta que isso pode ocorrer pois, mesmo que o paciente tenha feito o tratamento correto para o problema, pode acontecer de nem todas as células serem extintas, o que leva a lesão a ressurgir no mesmo local, ou bem próximo. É normal, também, aparecer uma bolinha ao lado da outra.

Existem alguns possíveis de tratamento. Por exemplo, o uso de imunoterapias, que fazem com que o próprio corpo elimine as células que causam as verrugas. Outra forma é a cauterização, feita em consultório dermatológico.

Sobre o tempo em que as verrugas ficam no corpo, o médico alerta que, sem tratamento, uma bolinha pode demorar de dois a cinco anos para sair totalmente do corpo. Neste tempo, a chance de passar para outros locais é grande. Já os tratamentos não possuem um tempo padrão, pois muitos pacientes necessitam de duas ou mais consultas para eliminar o problema.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções